As hepatites virais representam um problema grave para a saúde pública. São doenças infecciosas que atingem o fígado e normalmente se iniciam de forma assintomática, mas com o tempo podem evoluir para quadros mais sérios.
Segundo Boletim Epidemiológico, ao longo dos últimos 20 anos, no Brasil foram registrados 637.389 casos de hepatites virais.
Entre o ano 2000 e 2018, ocorreram 74.864 óbitos associados a essa doença, o que demonstra a extrema necessidade da prevenção.
O assunto é tão sério que a OMS (Organização Mundial da Saúde) instituiu, em 2010, 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais. Para reforçar a luta, através da Lei nº13.802/2019, o Brasil classificou o mês como Julho Amarelo.
Se você deseja cuidar da sua saúde e saber como adotar os hábitos preventivos corretos contra as hepatites, nós podemos te ajudar.
Continue a leitura deste artigo e entenda o que são as hepatites virais, quais os tipos existentes e outras informações relevantes sobre o assunto. Então, vamos lá?
É uma doença infecciosa que afeta o fígado. A manifestação pode ser aguda ou crônica, tudo depende do vírus transmitido.
Nesse sentido, existem cinco tipos diferentes, classificadas de acordo com o vírus:
No Brasil, os tipos de hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. No entanto, o tipo D também pode ser encontrado, principalmente na região Norte do país e com menor frequência.
Geralmente, a doença começa sem apresentar sintomas e de forma silenciosa, mas com o tempo pode provocar sinais mais intensos.
A transmissão das hepatites virais acontece pela disseminação dos vírus que, de forma rápida, pode contaminar diversas pessoas e, assim tornar-se uma epidemia.
A alta velocidade de transmissão, ausência de sintomas e dificuldade de diagnosticar tornam as hepatites um problema de saúde pública.
Embora sejam transmitidas por vírus, a forma de contágio pode variar de acordo com o tipo de hepatite.
Entretanto, considerando um cenário geral, podem ser transmitidas pelas seguintes situações:
Como mencionamos antes, as hepatites virais são classificadas em cinco tipos diferentes, a A, B, C, D e E, considerando as características de cada vírus que causa a doença.
Dessa forma, ter um diagnóstico preciso é fundamental, pois cada variante da hepatite deve ser tratada de forma diferente.
Abaixo, explicamos o diferencial de cada uma delas. Confira!
A hepatite A é um dos tipos da doença mais comum no Brasil. É causada pelo vírus HAV e conhecida como hepatite infecciosa.
Na maioria dos casos é contraída pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Porém, é tratável e tem cura, uma vez que o organismo pode eliminar o vírus após um determinado período.
A hepatite B é causada pelo vírus HBV e é considerada uma infecção sexualmente transmissível.
Pode se manifestar de maneira aguda ou crônica, com possibilidades de provocar fibrose, cirrose e câncer. Inclusive com necessidade de transplante do fígado. Embora não tenha cura, é uma doença tratável.
O tipo C é infeccioso e inflamatório, causado pelo vírus HCV. Além disso, é considerada a hepatite mais silenciosa.
O processo de evolução da doença é lento e assintomático, por isso, o diagnóstico pode acontecer após um longo período, o que aumenta a gravidade dos casos.
A hepatite D, provocada pelo vírus HDV, desencadeia um processo inflamatório e infeccioso no fígado, considerado o tipo crônico de hepatite mais grave.
A manifestação de sintomas é mais intensa e pode evoluir rapidamente para uma cirrose. Esse tipo é mais comum no Norte do Brasil, que concentra 74,9% dos casos notificados.
A hepatite E é mais comum na África e na Ásia. É causada pelo vírus HEV e, na maioria das vezes, é benigna e de curta duração.
É transmitida por meio fecal-oral, ou seja, por meio do contato com a água, alimentos contaminados e falta de saneamento básico.
Apesar dos cinco tipos distintos de hepatites virais, os sintomas da doença são semelhantes. Até porque o que pode variar entre os vírus é a manifestação e a intensidade.
Em outras palavras, alguns casos de hepatite viral são mais graves e com sintomas intensos, em outros o indivíduo permanece assintomático.
Entretanto, é imprescindível conhecer os sintomas de forma geral e procurar ajuda médica ao notar que algum sinal se manifestou de forma recorrente. Entre os sintomas, temos:
O tratamento para as hepatites virais são prescritos de acordo com:
A hepatite A e E, por exemplo, são tipos sem um tratamento específico e o médico pode indicar o uso de medicamentos.
A hepatite B não tem cura, mas o tratamento também é realizado por meio de medicamentos para controle da doença.
Para a hepatite C, o tratamento é realizado por antivirais de ação direta – AAD e eliminam a infecção com eficácia.
Já no caso da hepatite D, o tratamento segue o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas – PCDT.
A adoção de hábitos preventivos é a forma mais eficiente para evitar a hepatite viral, independentemente do tipo de vírus.
Com atitudes simples, portanto, é possível se proteger e eliminar os riscos para sua saúde e de toda a família.
Para evitar o contágio por qualquer tipo de hepatite viral, é essencial priorizar as seguintes medidas:
Contudo, uma das formas mais eficientes para se prevenir das hepatites virais é por meio da vacinação. Por isso, é indispensável seguir um calendário de imunizações completo, como o da Sociedade Brasileira de Imunização.
Também vale destacar que as vacinas oferecidas em serviços particulares especializados, como o Laboratório Padrão, possuem qualidade superior. Apesar do serviço público oferecer, não é em todo lugar que se encontra todas as vacinas.
Manter os exames em dia é fundamental para ter diagnósticos precoces de qualquer patologia, não apenas das hepatites virais.
Assim, você tem a oportunidade de procurar ajuda médica para indicação de tratamentos com antecedência, o que favorece o sucesso e preserva sua qualidade de vida.
No caso das hepatites virais, exames de sangue específicos podem detectar cada uma de suas variações.
Como você percebeu, as hepatites virais são doenças infecciosas e com potencial epidemiológico, oferecendo risco para pessoas de todas as idades.
Portanto, é imprescindível investir em hábitos preventivos, manter os exames e a vacinação em dia para permanecer saudável e livre de complicações.
Conte com o Laboratório Padrão para fazer seus exames de hepatites virais com segurança em nossas unidades ou no conforto da sua casa.
Chame agora mesmo pelo nosso WhatsApp: (62) 3221-9000 ou na nossa loja virtual.
Aqui, a sua saúde está em primeiro lugar!
Até breve!