Vacinas para idosos: confira as principais e fique em dia com o calendário

Whatsapp Compartilhar

Com o passar do tempo, principalmente após os 60 anos, as alterações imunológicas são inevitáveis e o organismo fica mais suscetível a doenças infecciosas. É uma fase da vida que exige atenção, por isso, as vacinas para idosos são imprescindíveis.

A imunização é essencial para evitar o risco de doenças bacterianas e virais, que podem evoluir para quadros graves e colocar a vida em risco. Ou seja, um recurso preventivo importante para o envelhecimento saudável, com qualidade de vida e bem-estar.

Se você deseja entender melhor o assunto, e saber exatamente como se vacinar e cuidar da sua saúde, vamos ajudar. Continue a leitura e saiba qual a importância das vacinas para idosos, quais tomar e onde encontrá-las.

Vacinas para idosos
A expectativa é que a população idosa no Brasil cresça 50% nos próximos 10 anos. Foto: Getty Images

Qual a importância das vacinas para idosos?

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população acima de 60 anos no Brasil crescerá 50% nos próximos 10 anos

Ao longo dos anos, o sistema imunológico enfraquece por um processo natural e, com isso, o risco de contágio de doenças potencialmente perigosas é elevado. É uma situação comum em pessoas da terceira idade e requer cuidados para preservar a saúde.

Nesse contexto, as vacinas para idosos são a melhor forma para:

  • Reforçar a imunidade contra doenças;
  • Evitar internações;
  • Minimizar o risco de morte.

Ou seja, a vacina potencializa a resistência do organismo e auxilia no combate de patologias transmitidas por vírus e bactérias.

Portanto, a vacinação é extremamente importante para fortalecer o sistema imunológico do idoso e reduzir as possibilidades de contrair doenças; Um cuidado que deve ser visto como prioridade para eliminar os riscos e promover a qualidade de vida da sua família.

LEIA MAIS:

Além das vacinas do SUS, os idosos devem seguir o calendário de vacinação da SBIm. Foto: Getty Images

Quais vacinas o idoso acima de 60 anos deve receber?

Para ter uma imunização eficiente e que mantenha o organismo reforçado, é indispensável que os idosos sigam um calendário de vacinação completo, como o da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), que apresenta vacinas ideais para garantir uma proteção adequada.

Com base nesse calendário, listamos as principais vacinas para idosos acima de 60 anos.

Difteria, tétano e coqueluche acelular

É uma vacina com dose de reforço a cada 10 anos. Porém, se você não foi vacinado ou tem um histórico de vacinação desconhecido, o ideal é iniciar a aplicação em três doses. 

Depois, basta seguir as indicações de regularidade que os profissionais da saúde determinarem.

É preciso ficar atento ao calendário vacinal e número de doses. Foto: Getty Images

Gripe – Influenza

A vacina para gripe é uma das mais importantes para os idosos, pois as consequências da doença são graves para esse público.

O ideal é que a imunização seja realizada anualmente, antes do outono e inverno, períodos em que as doenças respiratórias tendem a aumentar.

LEIA MAIS:

Pneumocócica conjugada 13-valente

A vacina pneumocócica 13 é eficiente para prevenção de doenças graves em 13 sorotipos de pneumococos, tais como:

  • Pneumonia;
  • Otite;
  • Meningite.

Para idosos, a vacina é aplicada em dose única. Entretanto, se você receber a vacinação da pneumocócica 23, é importante aguardar um ano para se imunizar com a pneumocócica 13.

Pneumocócica 23-valente

A vacina pneumocócica 23 previne contra doenças causadas por 23 sorotipos de pneumococos. 

A aplicação é em dose única, entretanto, é indicado que o idoso tome uma segunda dose cinco anos após a primeira. Porém, se coincidir com a pneumocócica 13, é preciso ter um intervalo de dois meses entre as doses.

Herpes-zóster

É indicada para pessoas acima de 50 anos e deve ser aplicada em dose única, mesmo nas pessoas que já tenham desenvolvido a doença. 

A imunização previne contra a neuralgia pós-herpética e promove a redução da dor associada a herpes-zóster.

As vacinas da rede particular são mais completas do que as vacinas do SUS. Foto: Getty Images

Quais vacinas dar na rede particular?

A rede particular oferece uma variedade de vacinas para idosos, além do acompanhamento profissional para garantir uma imunização mais completa. 

Sendo assim, é possível encontrar todos os imunizantes para idosos presentes no calendário de vacinação da SBIm.

No Laboratório Padrão, por exemplo, você vai ter a disposição as seguintes vacinas para idosos:

  • Influenza Quadrivalente;
  • Pneumocócica conjugada 13-valente;
  • Herpes-zóster;
  • Tríplice bacteriana DTPa.

Tem diferença da vacina pública e particular?

Embora muitos imunizantes sejam acessíveis na rede pública de saúde, existem muitas diferenças quando comparadas com as vacinas particulares. 

Além do SUS disponibilizar a vacina de acordo com o próprio calendário e grupo prioritário, a eficiência dos imunizantes são distintas.

Por exemplo, a vacina para gripe oferecida pela rede pública é trivalente e oferece proteção para três tipos de Influenza:  H1N1, H3N2 e do subtipo B classificado como Victoria. 

Por outro lado, o imunizante oferecido por serviços particulares protege contra quatro cepas virais: 

  • H1N1;
  • H3N2 ;
  • Do subtipo B classificado como Victoria;
  • Do subtipo B classificado como Yamagata.

Além disso, algumas vacinas são encontradas apenas na rede particular, como é o caso da hepatite A, para qual não há disponibilidade no SUS. Portanto, as vacinas disponibilizadas pela rede particular são exclusivas e têm maior qualidade para a imunização.

Laboratório Padrão oferece um serviço especializado e agendamento online. Foto: Getty Images

Onde se vacinar?

Escolher um laboratório reconhecido pela qualidade e tradicional no mercado é imprescindível para proporcionar o melhor aos seus familiares. Portanto, trata-se de um requisito importante para ter confiança e a tranquilidade de garantir uma vacinação eficaz, eliminando riscos para a saúde.

Para tanto, o Laboratório Padrão é a melhor alternativa para a vacinação e, além de oferecer variedade e um controle rigoroso de qualidade, tem uma equipe de especialistas para conduzir um atendimento personalizado, proporcionando todo amparo para uma imunização eficiente.

Com mais de 35 anos de atuação, o Laboratório Padrão conta com diversas unidades para vacinação, tais como:

Embora a vacinação seja crucial em todas as fases da vida, na terceira idade é ainda mais relevante, por isso, as vacinas para idosos são indispensáveis. Afinal, garantir a imunização completa é uma medida preventiva importante para promover um envelhecimento saudável e com muita qualidade de vida.

Conte conosco, do Laboratório Padrão, para manter a vacinação em dia, com segurança e tranquilidade em nossas unidades. Nos chame agora mesmo pelo nosso WhatsApp: (62) 3221-9000 ou então na nossa loja virtual.

Aqui, a sua saúde é prioridade!

Acesse aqui