Câncer de mama masculino: veja como identificar esse mal
Você sabe que existe o câncer de mama masculino? Pois bem, apesar de ser mais comum em mulheres, esse tipo de tumor acomete os homens também. Assim como ocorre com as outras doenças, o diagnóstico precoce auxilia muito no resultado do tratamento.
Acha importante saber mais sobre este tema? Então continue com a gente! Nós vamos enumerar os principais riscos, falar das principais formas de tratamento e como identificar o câncer de mama em homens.
Também veja os fatores de risco, como esse tumor se desenvolve e as principais diferenças da doença entre mulheres e homens. Confira, por fim, quais exames são importantes para identificar o câncer e como é o tratamento.
Como acontece o câncer de mama masculino?
No geral, o câncer é uma doença que se desenvolve silenciosamente e pode passar muitos anos sem manifestar sintomas. Mas o crescimento desordenado de células, seja de um tumor cerebral ou de mama, depende de vários fatores. A idade, por exemplo, pode ser um deles.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama masculino representa cerca de 1% dos casos. Neles, a influência genética é bem marcante. Ou seja, quando existem outros fatores associados, como a idade avançada, o gene relacionado ao câncer de mama masculino — chamado BRCA2 — se expressa com mais intensidade.
Contudo, há outros genes e questões de herança genética ou familiar que também são determinantes para o desenvolvimento da doença. Por isso, é preciso considerar vários aspectos envolvidos na origem dos tumores.
Entre eles, destacamos os mais importantes. Confira!
Histórico familiar de câncer de mama
Como já referido, os homens que têm histórico familiar de câncer de mama devem ficar mais alertas quanto a esses cuidados. Inclusive, existem testes genéticos específicos para avaliar o risco de mutações no gene BRCA2.
O ideal é procurar ajuda antes que apareçam dores na mama ou nos nódulos. Por isso, o ideal é buscar um médico o quanto antes para analisar essas tendências e fazer os exames necessários. Assim como acontece com as mulheres, existem alguns exames cruciais que objetivam a avaliação da mama. Tais procedimentos são indicados para rastreamento da doença.
Para resumir, é interessante que os homens com casos de câncer de mama feminino na família falem com os médicos sobre isso.
Exposição às radiações
Algumas condições de trabalho também são vistas como determinantes para elevar a chance de mutações e causar câncer. Logo, os homens que trabalham em longas jornadas com elementos radioativos têm risco elevado para a doença.
Cigarro e álcool
Entre outras questões, tanto os componentes do cigarro quanto o álcool têm o poder de alterar a conformação celular e causar lesões nos tecidos e órgãos do corpo. Em vista disso, o consumo elevado de bebidas alcoólicas e de cigarros é um dos principais fatores de influência para o risco de câncer de mama em homens.
Principais diferenças da doença entre homens e mulheres
Em vias gerais, há semelhanças entre esse tipo de tumor em homens e mulheres. Porém, vamos destacar algumas diferenças, já que elas podem auxiliar no diagnóstico precoce. Vamos a elas?
Volume da mama
Essa é a diferença mais óbvia, mas que requer atenção. De certa forma, isso é uma vantagem: o menor tamanho da mama masculina facilita a observação de pequenas massas, conhecidas como nódulos mamários.
Geralmente, os nódulos nas mamas dos homens costumam ser menores do que nas mulheres. Isso torna o exame precoce essencial para que sejam descobertos no início, na fase em que responde melhor aos tratamentos.
Menor frequência de exames em relação às mulheres
Dessa vez, essa diferença não é vantajosa. Ou seja, como o câncer de mama é mais frequente em mulheres, elas fazem mais exames e tendem a se cuidar mais que os homens.
Porém, é necessário que as mulheres falem mais sobre o assunto com seus parceiros, familiares e amigos. Entre os homens, o hábito de não ir ao médico com frequência pode ser perigoso: o tumor de mama cresce rápido e nem sempre apresenta sintomas nas fases iniciais.
Fatores culturais
As questões culturais — ou mesmo o preconceito em relação ao tema — também são um fator que diferencia a doença entre homens e mulheres. Ou seja, não se deve dar lugar aos estigmas e às opiniões alheias quando há risco de doenças graves. Sendo assim, é muito importante que os homens adotem medidas preventivas para evitar surpresas quanto ao câncer de mama.
Muitos homens ainda têm vergonha de procurar o médico quando descobrem um nódulo mamário. Infelizmente, as estatísticas do câncer não permitem esse tipo de comportamento.
Por isso, a busca por ajuda faz deles homens mais fortes. Afinal, a preocupação com seus corpos mostra a plena capacidade de iniciativa para manter a saúde em dia e ter mais bem-estar em suas vidas.
Sintomas mais comuns
Em primeiro lugar, é preciso destacar a necessidade de mais informação sobre essa temática. Isso porque muitos homens ainda pensam que o câncer de mama é uma doença exclusiva de mulheres.
Por conta disso, vamos listar os possíveis sinais que exigem atenção masculina quanto a isso:
- Aumento de volume da mama ou inchaço, que pode ter dor ou não.
- Pele da mama mais ondulada, enrijecida ou enrugada.
- Retração do mamilo.
- Descamação da pele da mama ou da região próxima ao mamilo.
- Dor ou inchaço nos linfonodos das axilas.
Exames que identificam o câncer de mama em homens
Destacamos os principais exames que são úteis para identificar essa doença em qualquer fase dela. Confira agora e, em caso de dúvida, não deixe de marcar os seus!
Mamografia
Também chamada de ecografia mamária, a mamografia é um dos principais métodos de rastreamento precoce do tumor de mama. Em homens, o tamanho da mama favorece o diagnóstico, pois ajuda a visualizar as alterações no órgão.
Ultrassonografia
Mais específico que a mamografia, esse exame é mais indicado quando há suspeita de alterações ou presença de nódulos palpáveis. O exame é indolor e sem risco de exposição a radiações.
Tratamentos disponíveis
Atualmente, existem diversas terapias medicamentosas para controle e tratamento dos tumores em geral. Porém, a escolha da metodologia mais adequada varia conforme o estágio da doença.
Em alguns casos, a melhor opção é seguir com métodos para bloqueios hormonais, quimioterapia e radioterapia. Dependendo do quadro, pode ser indicada a mastectomia total, que é a retirada cirúrgica da mama doente.
Formas de prevenção
Em geral, por mais que o câncer tenha uma pequena tendência genética, alguns hábitos podem contribuir para o aparecimento dele. Por isso, confira a seguir algumas medidas de prevenção do câncer em homens que podem ser trabalhadas de várias formas:
- Estimular a adoção de hábitos de vida saudáveis, assim como as que são recomendadas para as mulheres.
- Fazer exercícios físicos regularmente para evitar o desenvolvimento do diabetes, condição que eleva o risco de câncer.
- Evitar cigarros e o consumo de bebidas alcoólicas em excesso.
- Cuidar da saúde mental, pois o estresse e a depressão são fatores muito ligados ao câncer.
- Visitar o médico com mais frequência e realizar exames necessários para o diagnóstico.
Importância da vacinação e exames em dia
Pode-se destacar, por fim, que é muito importante adotar medidas que favoreçam os cuidados com a saúde masculina.
Manter o hábito de fazer consultas e exames regulares, além de ter consciência da importância da vacinação de acordo com o calendário são fundamentais para cuidar do corpo e ter o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de mama masculino.
Se você tiver qualquer dúvida sobre os sinais dessa doença, procure ajuda médica o quanto antes. E, claro, conte com o Laboratório Padrão e com os seus 30 anos de trabalho, para ser atendido pela nossa equipe de profissionais e com uma estrutura de ponta! E mais do que isso, para você receber os resultados dos exames online.
Achou esse conteúdo sobre câncer de mama masculino interessante? Confira outros textos informativos no blog do Laboratório Padrão.
Aqui, sua saúde é nossa prioridade!