Veja quais são os sinais do câncer na garganta
O câncer na garganta, ou orofaríngeo, como também é conhecido, é uma doença grave que pode atingir a língua, a laringe, a faringe ou as amígdalas. Um tumor que, apesar de mais raro, pode se desenvolver em qualquer pessoa, especialmente acima dos 50 anos.
O desenvolvimento do câncer orofaríngeo está associado a hábitos nocivos, como tabagismo e alcoolismo, além da infecção por HPV. Trata-se de uma enfermidade que, se não for diagnosticada de maneira precoce, pode causar danos irreversíveis à saúde.
Para entender melhor sobre o problema, desenvolvemos este post com informações claras e completas! Continue a leitura e veja quais são os sintomas e sinais do câncer na garganta, como é o diagnóstico, a prevenção e os tratamentos.
Confira!
Quais são os primeiros sinais do câncer na garganta?
O câncer orofaríngeo, conhecido como câncer de garganta, é uma doença que se desenvolve em qualquer tecido da região da orofaringe — como a parte posterior da boca, a base da língua, palato mole, amígdalas e úvulas e outros.
Os primeiros sintomas desse tipo de tumor são:
- Alterações na voz, rouquidão.
- Dificuldade para deglutir.
- Dor no ouvido.
- Irritação de garganta.
- Dificuldade ao respirar.
- Perda de peso inexplicável.
- Surgimento de ínguas (gânglios) no pescoço.
- Tosse frequente.
- Ronco excessivo.
A intensidade e os tipos de sintomas do câncer de garganta podem variar de acordo com o local atingido pelo tumor. Por essa razão, mesmo que os sinais sejam leves, é muito importante procurar um otorrinolaringologista para uma avaliação precisa.
Quais exames detectam o câncer na garganta?
O diagnóstico do câncer na garganta é conduzido pela análise dos sintomas apresentados pelo paciente e por exames para confirmação. A primeira etapa consiste na observação do local pelo médico, para avaliar a presença de lesões (ulcerações, tumorações ou nódulos).
Veja a seguir quais são os exames realizados para detectar o câncer de garganta!
Exames de imagem
Um dos métodos mais eficazes para detectar o tumor são os exames de imagem, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética. Esses são os primeiros procedimentos solicitados para avaliar a presença de alterações e nódulos.
Exame de laringoscopia
Para uma avaliação criteriosa, pode ser realizado também o exame de laringoscopia. É um método em que o médico utiliza um endoscópio — aparelho com uma câmera na extremidade — para visualizar áreas que não são vistas no exame físico.
Quando são identificados nódulos, é comum que o médico realize um procedimento para retirar uma amostra de tecido, para enviar ao laboratório, que, por sua vez, estuda o material para concluir se é um tumor maligno ou benigno.
Quais são as causas do câncer na garganta?
Determinados precedentes de risco são decisivos para elevar as possibilidades do desenvolvimento do câncer na garganta. Hábitos pouco saudáveis adotados ao longo da vida, infecções e também a hereditariedade são fatores que podem contribuir diretamente.
Veja abaixo quais são as possíveis causas para o câncer na garganta.
Histórico familiar
O histórico familiar, ou seja, se já houve casos de câncer de garganta em parentes próximos, é um dos fatores de risco. Principalmente para os homens, a hereditariedade amplia as chances de desenvolvimento da doença.
Infecção por HPV
A transmissão do Papilomavírus Humano (HPV) pela relação sexual sem proteção também pode causar o câncer de garganta. Esse vírus também está associado com desenvolvimento de câncer no colo de útero e de pênis.
Tabagismo e alcoolismo
As principais causas do câncer na garganta têm relação com o hábito de fumar e o consumo excessivo ou crônico de bebidas alcoólicas. Além de prejudicar a saúde de diversas formas, o alcoolismo, combinado ao tabagismo aceleram o risco de adquirir a doença.
Quais são os tratamentos para o câncer na garganta?
O tratamento para o câncer na garganta irá depender de vários fatores e deve sempre ser conduzido por médicos especialistas. Os fatores que interferem são o estágio do tumor, a presença ou não de metástase e a condição física do paciente.
Na maioria das situações, a doença pode ser tratada com cirurgia para a retirada do tumor, radioterapia e quimioterapia. É de grande importância o acompanhamento do oncologista, fonoaudiólogo, cirurgião oncológico e otorrinolaringologista.
A avaliação do tratamento para o câncer na garganta é sempre realizada de maneira individualizada, combinando ou não os procedimentos. Em muitos casos, é possível que o paciente permaneça com sequelas, como a alteração na voz e perda de parte dos órgãos do sistema orofaríngeo.
Quais são as chances de cura do câncer na garganta?
Quando o câncer na garganta é diagnosticado nos estágios iniciais e o tratamento é iniciado imediatamente, é possível ter cura. Nesse caso, a taxa de sobrevida é elevada e o paciente pode se recuperar, evitando a metástase.
Segundo o Instituto Oncoguia, a sobrevida de um paciente que teve o diagnóstico precoce pode chegar a 80%. Por isso, em caso de algum sinal, é imprescindível procurar o médico imediatamente para uma avaliação e indicação de exames.
Quais são as ações preventivas do câncer na garganta?
O câncer na garganta é uma enfermidade grave e que pode levar à morte caso não haja um diagnóstico precoce. Somado a isso, os tratamentos são intensos e existe grande possibilidade de sequelas. Por isso, a prevenção é sempre o melhor caminho.
Confira abaixo as principais dicas para prevenir o câncer na garganta e evitar complicações à saúde.
Mantenha hábitos saudáveis
Os hábitos saudáveis são sempre indispensáveis e englobam a prática de atividades físicas, alimentação nutritiva e realização de exames de rotina. São hábitos que irão manter o organismo resistente e contribuem para reduzir riscos de muitas doenças.
Evite fumar e beber em excesso
Os grandes vilões da saúde e que contribuem para desencadear o câncer são o tabagismo e consumo frequente de bebidas alcoólicas. Portanto, evite fumar. Se for beber, sempre consuma com moderação para evitar danos ao seu organismo.
Vacine-se contra o HPV
Como o HPV é um dos causadores do câncer na garganta, é indispensável se vacinar contra essa doença.
A vacina contra HPV é a principal forma de prevenção contra o câncer de colo de útero e também contra o câncer de penis.
Procure uma unidade do Laboratório Padrão e tome sua vacina contra HPV para se proteger contra câncer de colo de útero, de pênis e de orofaringe.
Visite o Laboratório Padrão e cuide da sua saúde!
A atenção contínua à saúde é crucial para ter uma vida repleta de bem-estar e disposição. Sobretudo porque é assim que se previne contra doenças e sintomas que podem evoluir para condições mais graves, como é o caso do câncer na garganta.
Nesse sentido, no Laboratório Padrão, você encontra toda estrutura e modernidade para cuidar da sua saúde com excelência. Além de serviços em oncologia, é possível realizar diversos tipos de exames de imagem, se vacinar contra o HPV em Goiás e fazer seu check-up e garantir toda proteção para evitar riscos que podem causar grandes transtornos.
Podemos concluir que o câncer na garganta é um problema sério e que exige cuidados especiais para evitar complicações. Portanto, invista em hábitos preventivos e, em qualquer sinal de alteração, não deixe de procurar um médico o quanto antes.
Se você gostou de saber sobre o câncer na garganta e deseja começar a cuidar da sua saúde da melhor forma, não perca tempo! Agende seus exames de check-up no Laboratório Padrão e tenha a prevenção como prioridade!
Aqui, sua saúde é nossa prioridade!