Imagem - undefined Imagem - undefined

Conheça os 6 principais exames pré-operatórios

Antes da realização de um procedimento cirúrgico, é indispensável adotar cuidados para garantir a segurança. Entre os principais, estão os exames pré-operatórios, que fornecem dados precisos para o planejamento e a preparação adequada do paciente.

Esse tipo de cuidado consiste em um conjunto de análises laboratoriais e clínicas que fornecem à equipe médica detalhes precisos sobre o histórico e quadro de saúde do paciente. Assim, será possível direcionar as decisões e contribuir para o sucesso da intervenção.

Mas, afinal, quais são os tipos de exames pré-operatórios recomendados pelos médicos? Neste post, você vai entender quais são os mais indicados, por que são importantes, quando são necessários e muito mais sobre o assunto. 

Boa leitura!

Qual é a importância dos exames pré-operatórios?

Os exames pré-operatórios têm o objetivo de apresentar aos enfermeiros e médicos as condições e o estado de saúde atual do paciente. A partir deles, serão realizadas a identificação e a classificação do risco cirúrgico, orientando o tratamento.

São exames essenciais para avaliar a melhor forma de conduzir a intervenção de uma maneira segura e precisa. Sobretudo, para atingir os objetivos e mitigar todos os riscos, preservando a saúde e o bem-estar do paciente.

Diante disso, são parte indispensável para todo procedimento cirúrgico, desde os mais simples até os com maior complexidade. Afinal, apresenta detalhes cruciais para evitar complicações severas e que podem causar danos irreversíveis à saúde.

Quais são os exames pré-operatórios indicados?

A análise clínica pré-operatória acontece de diferentes formas, de acordo com o procedimento a que o paciente será submetido. Em outras palavras, os médicos podem exigir a realização de diferentes exames para ter os dados de que precisam.

Apesar disso, há aqueles mais comuns e que estão presentes na grande maioria das cirurgias, pois fornecem dados essenciais para a segurança do paciente. Trata-se de análises que indicam fatores que podem interferir na operação, por isso, são obrigatórios.  

Veja a seguir quais são os principais exames pré-operatórios recomendados pela medicina!

Hemograma

O hemograma é um dos principais exames pré-operatórios. Ele é aplicado em muitas situações, inclusive no check-up preventivo. A análise do sangue permite detectar diversos fatores, como possíveis inflamações, infecções, anemia, entre outras.

Sendo assim, os resultados do hemograma contribuem para que os médicos avaliem se alguma situação de risco pode ser agravada durante a cirurgia. Portanto, é um exame que, certamente, será solicitado para a execução adequada do procedimento.

Eletrocardiograma

Outro exame importante do pré-operatório é o eletrocardiograma, o qual avalia como estão a saúde e a atividade cardíaca do paciente. Como as doenças cardiovasculares são sérias e uma das causas de complicações, essa análise é praticamente obrigatória.

O eletrocardiograma auxilia a equipe médica a identificar possíveis riscos, anormalidades, doenças e arritmias. Essa previsibilidade é determinante para que a operação transcorra com toda segurança e sem causar danos à saúde.

Exames de imagem

De acordo com o tipo de cirurgia, os médicos podem solicitar a realização dos exames por imagem no pré-operatório. São avaliações que permitem a verificação de tecidos e órgãos internos com precisão, para direcionar o processo e levantar possíveis riscos.

Os exames mais comuns são a radiografia,mamografia, a ultrassonografia e a ressonância magnética, dependendo da finalidade da operação. Esses exames devem ser feitos em um laboratório especialista e confiável, a fim de promover resultados claros.

Glicemia

A glicemia é um tipo de exame que avalia a quantidade de açúcar no sangue do paciente, sendo essencial no pré-operatório. Esse indicador pode demonstrar se existem riscos na recuperação do paciente e como será a condução do procedimento.

Coagulograma

O coagulograma é um exame que analisa a capacidade do corpo em formar coágulos e impedir hemorragias. Trata-se de um fator fundamental, pois os procedimentos cirúrgicos são invasivos e a ocorrência de uma hemorragia é algo grave.

Com a análise do coagulograma, a equipe médica consegue avaliar se existe risco hemorrágico durante a realização da cirurgia ou no pós-operatório. Por essa razão, é um dos mais comuns e extremamente importante para evitar complicações.

Creatinina e ureia

A ureia e a creatinina são substâncias associadas às funções renais e avaliadas para saber se o corpo está em boas condições. São dados relevantes para os médicos e que permitem identificar possíveis riscos cirúrgicos, caso seja notada alguma alteração.

Os exames de creatinina e ureia são realizados em laboratórios e indicados de acordo com o tipo de cirurgia a que o paciente será submetido. Caso os níveis das substâncias estejam acima ou abaixo do ideal, é possível trazer riscos ao processo cirúrgico.

Por que fazer todos os exames pré-operatórios?

O sucesso de uma cirurgia não está apenas relacionado com a capacidade e habilidade dos enfermeiros e médicos. O planejamento e o preparo do paciente são fatores imprescindíveis e que oferecem todo apoio para a atuação dos profissionais.

Dessa maneira, os exames pré-operatórios são a melhor forma para compreender o quadro de saúde e avaliar todos os riscos. Por isso, seguir todas as orientações médicas é indispensável para prevenir complicações durante o procedimento.

Quais procedimentos exigem exames pré-operatórios?

Os procedimentos cirúrgicos existem em inúmeros tipos e finalidades. Sendo assim, são notadas em diferentes níveis de complexidade e nem sempre estão relacionadas com situações emergenciais.

Desse modo, as cirurgias podem ser classificadas das seguintes formas:

  • Cirurgia de urgência: procedimento que exige pronta ação.
  • Cirurgia eletiva: procedimento programado para um momento propício.
  • Cirurgia de emergência: realizada de imediato para solucionar situações críticas.
  • Cirurgia diagnóstica: executada para avaliar possíveis doenças.
  • Cirurgia plástica: executada com fins estéticos e reparadores.
  • Cirurgia curativa: atua para corrigir a causa de uma doença.

Nesse contexto, em todos os tipos de procedimentos cirúrgicos, a realização de exames pré-operatórios é necessária. O que muda são os tipos e as quantidades de exames, os quais são determinados considerando o tipo de operação que será conduzida.

Inclusive, os exames pré-operatórios devem ser realizados corretamente antes das cirurgias estéticas, como harmonização orofacial, abdominoplastia e outras. Esses procedimentos exigem cuidados especiais, para evitar qualquer complicação.

Por que é essencial ter o acompanhamento médico?

Os hábitos saudáveis e a prevenção são indispensáveis em todas as fases da vida e contribuem para evitar diversas complicações. Um autocuidado que faz a diferença para preservar a qualidade de vida e o bem-estar em todos os momentos.

Nesse sentido, o acompanhamento médico periódico é uma das principais práticas para cuidar e monitorar a saúde. Aliado ao especialista, deve-se contar com check-ups, ou seja, com a bateria de exames preventivos, uma vez que ajudam a identificar possíveis anomalias de forma precoce, facilitando os tratamentos.

Dessa maneira, se em algum momento precisar ser submetido a uma cirurgia, você terá mais segurança em passar por isso sem temer tanto os transtornos. E contará, sobretudo, com uma saúde resistente para uma recuperação pós-cirúrgica tranquila e rápida.  

Os exames pré-operatórios, como se pode notar, são elementos essenciais para evitar complicações e contribuir para o sucesso da cirurgia. Trata-se de uma medida que não deve ser ignorada, para garantir que tudo corra bem e que você tenha uma recuperação saudável.

Gostou de saber quais são os exames pré-operatórios? Não deixe de cuidar da sua saúde e procure a unidade do laboratório Padrão mais próxima da sua casa. Faça exames de check-up e coloque sua vacinação em dia com toda segurança!

 Até a próxima!