Imagem - undefined Imagem - undefined

Infecções bacterianas: conheça os principais tipos e como se prevenir

Existem milhares de espécies de bactérias no mundo. As bactérias são microorganismos invisíveis, largamente distribuídos na natureza. Muitas espécies podem colonizar os seres humanos, sem causar danos. Entretanto, vários tipos de infecções bacterianas podem  causar  graves prejuízos  à saúde humana. Por isso, conhecer os principais tipos e a maneira de se prevenir é fundamental para uma vida longa e saudável.

A frequência e o tipo de infecções bacterianas mais comuns dependem de vários fatores, como, por exemplo: 

  • Idade;
  • Presença de doenças associadas;
  • Condições de vida;
  • Disponibilidade de vacinas.

Listamos, neste conteúdo, as infecções bacterianas mais comuns, quais são os principais sintomas e como se prevenir. Você verá que medidas como vacinação, higiene pessoal e realização de exames de rotina estão entre os procedimentos mais eficazes para se proteger desses patógenos.

Boa leitura!

O que são infecções bacterianas?

As infecções bacterianas são doenças ocasionadas pela invasão ou pelo desequilíbrio das bactérias do organismo. Alguns desses microrganismos estão presentes, naturalmente, em vários locais do corpo humano, sem causar doenças. Entretanto, a quantidade exagerada de  determinadas bactérias, ou a invasão  de determinados órgãos, podem causar danos graves e mortes.

Segundo estudo publicado em 2022 pela revista científica The Lancet, as infecções bacterianas são a 2ª principal causa de morte no mundo, atrás apenas da doença cardíaca coronariana. A estimativa é que houve cerca de 7,7 milhões de mortes provocadas por bactérias em 2019.

Há muitas maneiras de contágio por bactérias patológicas, sendo que as principais ocorrem por:

  • Contato com água contaminada
  • Alimentos contaminados. 
  • Troca de fluídos e secreções corporais. 
  • Contato  com objetos infectados. 
  • Contato com gotículas ou aerossóis (pela via respiratória).

O enfraquecimento do sistema imunológico também é um fator que aumenta o risco de infecções bacterianas.

Em geral, o tratamento das infecções bacterianas é realizado com antibióticos específicos, mas outros medicamentos também costumam ser utilizados para aliviar sintomas. A intervenção rápida é muito importante para evitar a falência de órgãos decorrente da infecção generalizada (sepse).

Quais são as principais infecções bacterianas?

Existem muitas doenças que são provocadas por bactérias. Veja a seguir mais informações sobre as principais.

Pneumonia

pneumonia bacteriana é uma inflamação nos pulmões que pode ser causada por diferentes bactérias, como por exemplo, o Streptococcus pneumoniae. O microrganismo invade os pulmões e provoca sintomas como febre, tosse, dificuldade respiratória e dor torácica. Nos casos graves, ela provoca sepse e insuficiência respiratória, podendo levar a óbito ou a sequelas respiratórias.

As  pneumonias bacterianas são mais frequentes em crianças abaixo de 5 anos e em pessoas com mais de 65 anos. Além da idade, pessoas com doenças crônicas (diabetes, problemas cardíacos e pulmonares) ou com algum tipo de imunossupressão são mais suscetíveis a desenvolver pneumonias bacterianas. O cigarro também aumenta o risco de pneumonias bacterianas.

Existem vacinas para proteger contra pneumonias causadas pelo Streptococcus pneumoniae (vacina pneumocócica) e também contra o Haemophilus influenza  (vacina  Haemophilus tipo B).

Infecção urinária

Outra doença bastante comum, a infecção urinária é mais prevalente em mulheres e compromete, geralmente, a bexiga (cistite). Pacientes com essa condição costumam urinar com mais frequência e sentir dor e ardência ao urinar.

Nos casos mais graves, a infecção urinária acomete os rins (pielonefrite), causando mal-estar, dor e febre, havendo risco de infecção generalizada. Cerca de 85% das infecções urinárias são causadas por bactérias habitantes do intestino ou da vagina. A mais frequente delas é a Escherichia coli.

Os principais fatores associados ou predisponentes para  infecções urinárias  em adultos são:

  • Baixa ingesta de água;
  • Passar muito tempo sem urinar;  
  • Obstipação ou diarreia frequentes;
  • Mudanças hormonais (por exemplo, menopausa);
  • Uso de fralda geriátrica;
  • Cálculos renais;
  • Aumento da próstata;
  • Diabetes descompensado;
  • Relações sexuais. 

Nesse sentido, o exame de urina é fundamental para dar o diagnóstico sobre qual bactéria está presente e, assim, iniciar o tratamento.

Meningite

A inflamação das meninges, membrana que protege o encéfalo, é uma doença grave transmitida por diferentes bactérias, mas que também pode ser causada por vírus, fungos e protozoários. A partir dos primeiros sintomas, é necessário procurar um tratamento o quanto antes, porque esse tipo de infecção pode ser fatal.

Felizmente, existem vacinas para a prevenção das formas mais graves de meningite bacteriana, com a vacinação se iniciando em bebês a partir dos 3 meses de idade.

Tétano

A vacina antitetânica é o meio de prevenção mais eficaz contra o tétano. Essa doença grave, que causa sintomas como rigidez muscular progressiva e espasmos musculares dolorosos, pode provocar a morte do paciente.

Ao contrário do que muita gente pensa, o tétano não é transmitido somente através da perfuração da pele por pregos ou cercas enferrujadas. Queimaduras e feridas necrosadas também podem ser a porta de entrada da bactéria Clostridium tetani, presente em solos contaminados por fezes ou esterco. 

Disenteria

A ingestão de água, alimentos e coliformes fecais contaminados com a bactéria Shigella é a principal causa da disenteria bacteriana. O sintoma mais comum da doença é a diarreia, que pode ser acompanhada de dor ou sangue, mas o paciente também pode sentir febre, dor abdominal, dor de cabeça, náusea e outros desconfortos.

A disenteria está bastante associada a moradias precárias e à falta de saneamento básico, uma vez que é muito comum a contaminação no contato com esgoto e água não tratada. Nos quadros mais leves da doença, o descanso e a hidratação são suficientes, mas se os sintomas persistirem, o tratamento com antibiótico é essencial para evitar a desidratação severa e outras complicações.

Gonorreia

A gonorreia é uma das principais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) de origem bacteriana. Causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, a doença compromete a uretra, o colo do útero e a garganta, dependendo da via de contaminação através das práticas de sexo vaginal, anal ou oral. 

Os sintomas variam conforme a região da doença, incluindo dor e ardência ao urinar, dificuldade para engolir e secreção anal. Assim como as demais IST, como sífilis, AIDS e clamídia, o uso de preservativos no ato sexual é o principal mecanismo de prevenção da doença.

Como se prevenir das infecções bacterianas?

A prevenção é sempre a melhor forma de evitar complicações de saúde. No caso das infecções bacterianas, as principais medidas que você pode adotar são as seguintes:

Vacina

Assim como ocorre com as viroses, a vacinação é uma medida extremamente eficaz contra doenças bacterianas. As principais vacinas para se proteger de bactérias são:

  • BCG – protege contra a tuberculose. 
  • DTP –  previne contra  difteria, tétano e coqueluche.
  • Meningocócica  -  previne contra meningite e infecções generalizadas causadas pelo Meningococo B e Meningococos do tipo ACWY.
  • Pneumocócica - previne contra pneumonia e sepse causada pelo pneumococo. 
  • Vacina Haemophilus influenza B - previne contra pneumonia, meningite e sepse.
  • Vacina  Febre Tifóide - indicada para viajantes para área de risco para essa doença. 

Higiene pessoal

O cuidado com a higiene do corpo também é considerado uma medida de prevenção contra inúmeros tipos de infecções bacterianas. Isso inclui a higiene íntima, o banho diário e a lavagem de mãos antes do consumo de alimentos.

Uso de preservativo

Utilizar preservativo em todos os tipos de relações sexuais é essencial para a proteção contra IST, seja de origem viral, de fungos ou bacteriana. O uso é recomendado mesmo para quem possui parceiro sexual fixo.

Fortalecimento do sistema imunológico

Muitas infecções bacterianas são evitadas, ou atenuadas, se a pessoa estiver com o sistema de defesa fortalecido. Para isso, é fundamental manter bons hábitos de saúde, como alimentação saudável, exercícios regulares, não fumar, além de bastante ingestão de água e sono adequado.

Manipulação correta dos alimentos

Salmonelose (que causa a salmonela), botulismo e cólera são algumas das principais infecções bacterianas transmitidas pela contaminação de alimentos. Para evitá-las, é primordial fazer o armazenamento, a higienização e o cozimento da maneira apropriada.

Não use antibióticos sem orientação médica.

O uso abusivo ou inadequado de antibióticos é o principal fator para o aparecimento de bactérias resistentes aos antibióticos e, portanto, mais difíceis de serem tratadas.

Como o check-up auxilia na prevenção das infecções?

Os check-ups médicos, também chamados de exames de rotina, são importantes para o diagnóstico precoce de várias doenças que predispõem o desenvolvimento de infecções bacterianas.  

Os exames de rotina variam, afinal, depende do gênero e da idade do paciente. Apesar disso, são fundamentais em todas as etapas da vida. Através do check-up médico, é possível prevenir — e manter controle — diversos tipos de cânceres, anemia, diabetes, doenças cardiovasculares e outras enfermidades.

Já marcou seus exames no Laboratório Padrão?

O Laboratório Padrão é completo em serviços de prevenção e promoção à saúde. Nas unidades do Laboratório Padrão, você pode realizar todos os tipos de exames laboratoriais e de imagem. Eles são essenciais para a saúde de todos, dos recém-nascidos até as pessoas da 3ª idade.

Com serviços exclusivos, atendimento móvel e inúmeras certificações, o Laboratório Padrão une alta tecnologia e qualidade técnica com atendimento humanizado. Assim, você e toda sua família se protegem de infecções bacterianas e inúmeras doenças.

Gostou de saber sobre as infecções bacterianas? Previna-se sempre e tenha seus exames em dia. Para isso, conte com o Laboratório Padrão

Aqui, sua saúde é nossa prioridade!