Possui dúvidas sobre mamografia? Saiba quanto custa uma mamografia
A mamografia permite detectar alterações e lesões não perceptíveis ou palpáveis, além de identificar a existência de nódulos, assimetrias mamárias e microcalcificações.
Anualmente, é realizada a campanha do Outubro Rosa, um movimento internacional destinado ao incentivo pela busca à prevenção do câncer de mama, por meio de diagnósticos precoces.
Ainda assim é normal muitas mulheres terem dúvidas sobre como é feita a mamografia, qual é a idade recomendada para começar a fazer o exame, quais são as contraindicações, a média de preço em clínicas particulares e onde fazer o exame.
Logo, esse artigo foi pensado e redigido a fim de esclarecer essas dúvidas.
Boa leitura e caso tenha outras questões é só deixar nos comentários!
Como é feita a mamografia?
O mamógrafo, aparelho onde é feito o teste, comprime as mamas para fazer o raio X e obter imagens detalhadas da região. O exame digital permite melhor visualização de mínimas alterações, graças a alta definição das imagens geradas.
Existem 2 tipos de aparelhos: o convencional e o digital. Ambos usam o raio-X, a diferença está em como é feita a captação da imagem.
Na mamografia digital, o sistema é equipado com receptor digital e um computador para gerar as imagens, ao invés de um filme cassete como na mamografia convencional.
Cada incidência mamográfica, apesar de bastante incômoda, é bem rápida, durando apenas alguns segundos.
O processo desde a captação de imagens, a confirmação se todas as imagens deram certo até os resultados da mamografia, dura cerca de 20 a 30 minutos.
Quando posso fazer a mamografia?
A mamografia é indicada para mulheres com idade a partir dos 35 anos, para jovens que possuem alto risco de contrair a doença e para quem identificou algum sintoma, como nódulos.
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o exame para todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade.
Não é recomendado fazer a mamografia antes dos 25 anos. Nessa faixa etária a mama é mais suscetível à radiação. Para esses casos, é indicado o exame de ultrassonografia, mesmo para as mulheres que tiveram casos precoces de câncer de mama na família.
O que muitas pessoas ainda não sabem é que os homens também podem ter câncer de mama.
Apesar de existirem poucos casos, a mamografia deve ser feita assim que notarem o aumento do volume da mama ou a presença de nódulo palpável.
<br /> new RDStationForms('newsletter-lab-padrao-519a5adb47f4cbff3210-html', 'UA-51058023-1').createForm();<br />
Contraindicações para a realização da mamografia
A mamografia não deve ser feita em crianças, de jeito algum!
Se for notada a presença de nódulos mamários em uma criança, o ideal é procurar um pediatra e informar a situação, para que ele investigue o caso junto a um mastologista e indiquem quais medidas serão adotadas.
Gestantes também estão proibidas de fazer mamografia. O exame deve ser evitado por conta da radiação,que apesar de ser uma quantidade pequena, pode causar problemas à saúde.
Caso exista suspeita de nódulo, o recomendado é fazer uma ultrassonografia das mamas primeiro.
Qual o preço de uma mamografia?
O exame da mamografia se encontra disponível em postos públicos de saúde, clínicas particulares e está coberto por alguns planos de saúde.
O preço médio está entre 50 e 180 reais. Por outro lado, o valor pode variar de acordo com a cidade ou região do país onde você mora e do estabelecimento escolhido para realizar o exame.
O SUS (Sistema Único de Saúde) assegura a prioridade em realizar a mamografia para mulheres com idade entre 50 e 69 anos.
Essa medida foi adotada, pois nessa faixa etária as mulheres apresentam maior risco de câncer de mama e pelo fato do exame ser mais eficiente.
Segundo a lei Nº 11.664, de 29 de abril de 2008, Art. 2º. O Sistema Único de Saúde - SUS, por meio dos seus serviços, próprios, conveniados ou contratados, deve assegurar:
III - a realização de exame mamográfico a todas as mulheres a partir dos 40 (quarenta) anos de idade.
Onde faço a mamografia em Goiás?
Para você que mora em Goiás e deseja fazer a mamografia na rede particular e procura por um local seguro, o Laboratório Padrão dispõe dos exames de: Mamografia Convencional, Mamografia Bilateral com Silicone, Mamografia Digital e Digital com Silicone.
Além dos exames de Ultrassom das Mamas com Doppler Colorido e com Punção.
Todos esses exames você pode realizar em uma das unidades do Laboratório Padrão.
São elas:
Conhece amigas ou parentes que estejam em Minas Gerais ou São Paulo e que desejam fazer mamografia?
Indique o Laboratório Hermes Pardini, são 64 unidades prontas para melhor atendê-los.
E caso você visite ou conheça alguém que more no Rio de Janeiro, basta se dirigir a uma das unidades do Centro de Medicina Nuclear da Guanabara e conhecer as unidades dos laboratórios e os serviços que eles oferecem.