Imagem - undefined Imagem - undefined

Saiba como o exame Mapa pode ajudar no controle da hipertensão

Silenciosa, a pressão alta pode gerar grandes consequências à saúde 

Dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal podem ser sintomas de pressão alta, doença silenciosa que pode gerar graves consequências à saúde. 

Pouca gente sabe, mas a hipertensão está associada a mais de 40% das mortes e doenças cardiovasculares no Brasil. Dados apresentados pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, a pressão alta faz aproximadamente 400 vítimas por ano. 

Além de ser considerado um dos principais fatores de risco para o AVC, a hipertensão também afeta o rim, coração e cérebro do paciente. Mas para evitar chegar nesse ponto, é muito importante ficar atento aos sinais do corpo e, claro, fazer um check-up anual. Nesta visita ao médico será possível entender como está o funcionamento do seu corpo e, principalmente, da pressão. Se tiver alguma alteração, o médico pode solicitar o exame Mapa. Já ouviu falar? Se a sua resposta for não, te explicamos abaixo.

O que é o exame Mapa? 

O Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial, também conhecido como Mapa, é indicado para aqueles que precisam investigar o funcionamento da pressão arterial. O exame é indolor. 

Durante 24 horas, o paciente ficará na companhia de um aparelho que monitora a pressão arterial enquanto ele pratica as atividades do dia a dia. Ah, também é importante monitorar a pressão durante o sono.

Preciso me preparar para realizar o Mapa? 

Como falamos anteriormente, o exame é bem simples e indolor, mas exige um preparo especial. Antes de realizar o exame, o paciente deve tomar um banho, já que o aparelho não pode ser molhado. Também é recomendado evitar a prática de exercícios físicos 24 horas antes do procedimento. 

Quais são as contraindicações para realizar o Mapa? 

Pessoas com mal de Parkinson acentuado ou que apresentam quadro de arritmias cardíacas podem ter dificuldade de realizar o Mapa. Se o paciente apresentar inchaços no braço, que fizerem uso de ístula para diálise bilateral ou que fizeram mastectomia, não podem fazer o exame. 

Três dicas importantes sobre o Mapa

- Você já sabe, mas não custa lembrar: antes de fazer o exame, tome banho. Depois da instalação do aparelho, não será possível tirá-lo por 24 horas. Ele também não deve ser molhado. 

- Durante o exame, siga fazendo suas atividades normalmente, inclusive dirigir. 

- O aparelho não deve ser retirado na hora de dormir. A pressão arterial deve ser monitorada também neste período. 

Pressão alta é coisa séria

Agora que você já sabe todos os sintomas da hipertensão e o que ela pode causar, faça um check-up e entenda como está a sua saúde. 

Precisa marcar Mapa? O laboratório Padrão oferece o exame com todo conforto e segurança que você precisa. Para marcar um horário, basta clicar aqui. Aproveite e encontre a unidade mais próxima de você. 

Se você tiver alguma dúvida sobre o tema, basta nos enviar sua pergunta que em breve responderemos. Até a próxima!