Tomografia: Tudo que você precisa saber sobre o exame
exame não invasivo é utilizado para apoiar na análise de diferentes partes do corpo
Ter uma alimentação balanceada e a prática de exercícios são grandes aliados para manter a saúde em dia. Mas é muito importante que você também coloque na sua rotina os exames periódicos.
Através dos exames periódicos é possível entender se o seu organismo está funcionando perfeitamente ou se será necessário iniciar algum tipo de tratamento. Se durante o exame o médico suspeitar de alguma alteração, pode ser que ele peça outros exames para ajudar a fechar o diagnóstico. Entre eles, a tomografia.
Bastante conhecida, a tomografia é um exame não invasivo que consegue entregar de forma minuciosa um diagnóstico feito a partir de imagens geradas via radiação. O exame possibilita que o médico veja alterações nos órgãos, estruturas e tecidos de forma mais detalhada do que uma radiografia.
Para que serve a tomografia?
Como falamos anteriormente, normalmente os médicos pedem a tomografia quando percebem, através dos primeiros exames, a suspeita de tumores no paciente. O exame é recomendado por entregar detalhadamente imagens que permitem detectar pequenos nódulos.
A tomografia consegue focar em partes específicas do corpo que precisam ser investigadas como os ossos, cérebro, fígado, rins, pâncreas, ovários, pulmões, vias biliares e pleura (membrana que envolve os pulmões).
Através da tomografia também é possível detectar problemas graves como AVC (acidente vascular cerebral), edema cerebral e derrame pleural. Ele também pode ser usado por pacientes que sofreram algum trauma, pois consegue identificar ferimentos, fraturas ou hemorragias.
Quando a tomografia é indicada?
Normalmente, o exame de tomografia é indicado nos casos em que o paciente precisa de maior investigação. Através da tomografia é possível fechar diagnósticos de pneumonia, embolia pulmonar, aneurisma, tumores, AVC, edemas cerebrais, hemorragias, fraturas ou pequenos nódulos.
Existem alguns casos onde será necessário o uso de contraste. O uso da substância é indicado para que as imagens geradas fiquem ainda mais claras. A fórmula do contraste é feita a partir de iodo e, por este motivo, caso tenha alguma sensibilidade ou alergia a substância ou mariscos do mar é muito importante que avise o médico além de preencher corretamente o formulário que é entregue antes do exame.
Outro ponto importante que precisamos ressaltar é que a tomografia utiliza radiação e, por este motivo, não é indicada para gestantes.
Recebeu o pedido e precisa fazer uma tomografia? Não se preocupe! Basta clicar aqui e marcar agora mesmo um horário em uma das unidades do laboratório Padrão. Cuidamos da sua com total segurança e profissionais altamente qualificados!
Preciso me preparar para fazer a tomografia?
Cada tipo de tomografia demanda um preparo diferente. Por este motivo, é imprescindível bater um papo com o médico que te acompanha antes da realização do procedimento. Se for necessário o uso de contraste, a indicação é que seja respeitado o jejum de 8 horas. Se a análise for feita no aparelho digestivo, pode ocorrer o pedido de uso de laxantes.
Vale lembrar também que não será permitido o uso de joias ou acessórios de metal durante a tomografia. Roupas de zíperes ou botões também não podem ser usados durante o procedimento.
Como é feito o exame de tomografia?
Como já foi dito, a tomografia é um exame simples, não invasivo e indolor, mas pode ser incômodo para pessoas que não se sentem bem em lugares fechados ou com pouca circulação de ar.
Para realizar a tomografia, o paciente deve se deitar na maca enquanto o aparelho faz o escaneamento da área especificada. É muito importante que a pessoa se mantenha imóvel até o final do procedimento, para que não ocorra falha na geração de imagens. Em alguns casos, o profissional que está conduzindo o exame pode pedir que o paciente prenda a respiração. O exame é bastante rápido e pode durar entre 5 e 30 minutos.
Assim que o exame for finalizado, o paciente pode voltar a realizar suas atividades normalmente. Porém, aqueles que fizeram o uso de contraste podem sentir náuseas ou coceira após o procedimento. Normalmente essas reações são leves e não duram muito tempo. Se o paciente estiver em fase de amamentação deve respeitar o prazo de 8 horas do uso de contraste para voltar à rotina com o bebê.
Cuide da sua saúde!
No artigo de hoje nós te contamos um pouco mais sobre a tomografia e aprofundamos sobre os motivos dela ser solicitada pelos médicos. Também comentamos sobre como é fácil agendar um horário para realizar o procedimento no laboratório Padrão. Basta clicar aqui e encontrar a unidade mais próxima de você e realizar o agendamento.
Se tiver alguma dúvida sobre o tema que tratamos hoje, é só nos enviar na área de comentários que em breve iremos responder. No mais, continue nos acompanhando e se informando! Até a próxima!