Veja a importância do ultrassom de mama e onde realizar este exame
O ultrassom da mama é um exame de imagem que possibilita uma investigação detalhada dos tecidos mamários. Esse exame possibilitou um avanço da medicina, uma vez que auxilia na promoção de diagnósticos confiáveis de alterações que não foram identificadas em outros exames.
A ultrassonografia é um recurso que permite visualizar a anatomia interna com nitidez, o que permite uma análise médica precisa. O ultrassom é um dos exames mais relevantes para o diagnóstico do câncer de mama.
Mas, afinal, você sabe como a ultrassonografia da mama funciona, quando se deve fazer e onde realizar? Neste post, vamos esclarecer todas as suas dúvidas. Continue lendo e veja a relevância do exame, a diferença para a mamografia e muito mais!
Boa leitura!
O que é a ultrassonografia da mama?
A ultrassonografia da mama, também chamada de ultrassom da mama, é um exame de imagem realizado em clínicas e laboratórios especializados. O procedimento é utilizado para analisar os tecidos internos com precisão e identificar possíveis alterações mamárias.
O ultrassom das mamas é um exame rápido, seguro e indolor
Os resultados do ultrassom permitem que o médico avalie a presença de:
- Lesões císticas.
- Assimetrias.
- Nódulos.
- Infecções.
- Abscessos.
Além de outras anomalias, as quais, geralmente, não são detectadas com detalhes por outros procedimentos e exames nas mamas. É um procedimento simples e moderno que propicia a visualização completa da estrutura interna dos seios. Além disso, esse exame não expõe a paciente a nenhum tipo de radiação. Portanto, pode ser realizado em gestantes.
Como é feito o ultrassom da mama?
O exame de ultrassom é feito por meio de ondas sonoras de alta frequência, que passam pelos tecidos e transmitem a imagem para o monitor. O procedimento permite a visualização dos órgãos com detalhes.
Moderno e tecnológico, o equipamento de ultrassom é composto por um monitor, um painel de controle e um transdutor. O médico aplica o gel na pele para lubrificar e facilitar a captação da imagem e, em seguida, move o transdutor sobre a região.
As imagens são transmitidas para o monitor e possibilitam uma visualização de toda a estrutura dos seios. O procedimento é indolor, totalmente seguro e concluído em aproximadamente 30 minutos. É essencial que seja feito em clinicas ou laboratórios especializados.
Para quem é indicado o ultrassom da mama?
O ultrassom da mama é indicado como exame de rotina para mulheres de todas as idades, embora deva ser feito com mais regularidade a partir dos 40 anos. A ultrassonografia faz parte dos pedidos médicos para a investigação de possíveis nódulos ou alterações nas mamas.
O ultrassom é um exame muito importante para a prevenção do câncer de mama, devido à sua capacidade de detectar nódulos e alterações nos tecidos mamários. Além disso, ele auxilia no acompanhamento dos tratamentos, otimizando as decisões dos médicos.
Como a prescrição do ultrassom acontece após a consulta com um médico, vale reiterar a importância de manter uma rotina de cuidados para evitar riscos sérios à saúde.
Qual é a diferença entre mamografia e ultrassom da mama?
A mamografia é um exame radiológico das mamas, considerado um dos mais tradicionais nas campanhas de prevenção. Por meio de ondas de rádio, ela permite a identificação de:
- Nódulos.
- Assimetrias.
- Calcificações nos seios.
Por outro lado, a ultrassonografia é um exame mais detalhado e moderno, que oferece maior nitidez e riqueza de detalhes. O procedimento é conduzido de forma a ter uma análise da imagem em tempo real, fator que amplia as possibilidades para o diagnóstico.
Vale ressaltar que o ultrassom da mama não substitui a realização da mamografia, nem o contrário. Os dois exames são essenciais na investigação completa da saúde da mulher. Os resultados deles podem munir o médico de detalhes para que ele faça o diagnóstico do quadro da paciente, detectando alterações que afetem as mamas.
Qual é a importância do ultrassom da mama?
A realização do exame de ultrassom da mama é uma importante ação para a saúde e qualidade de vida da mulher. É a principal forma para o monitoramento preventivo e diagnóstico precoce de alterações. Esse é um fator essencial para o sucesso dos tratamentos.
Segura e confiável, a ultrassonografia proporciona um panorama completo dos tecidos internos e da estrutura dos seios. A partir disso, o médico obtém dados relevantes para direcionar as decisões e os cuidados para evitar complicações e preservar a saúde.
Alinhada à mamografia, a ultrassonografia da mama é um exame indispensável, mesmo quando não há nenhum sinal ou suspeita clínica de alteração nas mamas. O rastreamento preventivo é fundamental para a detecção precoce do câncer de mama.
Qual é o melhor momento para fazer o ultrassom?
O ultrassom da mama é solicitado sempre que há queixas de dores, nódulos ou alterações detectadas na mamografia. Como o exame oferece detalhes nítidos, ele auxilia o médico a concluir se há ou não anomalias e, assim, otimizar todos os cuidados posteriores.
Além disso, é imprescindível que o exame seja realizado anualmente durante o check-up preventivo da mulher. Aliado à mamografia, é possível ter uma avaliação detalhada e completa das mamas, o que pode auxiliar no monitoramento e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Vale frisar que é essencial passar em consulta médica de forma periódica. É esse profissional que pode indicar um plano de prevenção e acompanhamento pontual do quadro de saúde. Com as orientações do especialista, será possível evitar complicações e riscos.
Onde realizar o ultrassom da mama em Goiás?
Para garantir que os resultados sejam confiáveis, é essencial procurar um estabelecimento especializado para fazer o ultrassom da mama. Afinal, é um exame que exige uma estrutura moderna e segura, com profissionais qualificados.
Se você reside no estado de Goiás, o Laboratório Padrão é a alternativa perfeita para os seus exames de imagem. Especialista em medicina diagnóstica, oferece uma estrutura de alta performance, completa e projetada para proporcionar todo conforto.
Em diversas unidades em Goiás, o Padrão é um laboratório tradicional e que investe continuamente em inovações e novas tecnologias. Tudo para garantir equipamentos de ponta para a realização de exames, que levam a resultados seguros e confiáveis.
O câncer de mama é um problema sério. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), estima-se que, nos anos de 2023 a 2025, 73.610 novos casos da doença possam ser registrados no país. Diante disso, a prevenção é indispensável para evitar quadros graves e a evolução da doença. Afinal, o diagnóstico precoce pode elevar as possibilidades de cura e reduzir as complicações da enfermidade.
Por isso, manter os exames de rotina em dia é sempre a melhor alternativa para preservar a saúde e o bem-estar ao longo da vida. E, nesse sentido, o ultrassom da mama é um grande aliado para a saúde da mulher, uma vez que permite o diagnóstico precoce do câncer de mama. Um exame completo e que oferece detalhes precisos.
Gostou de saber sobre o ultrassom da mama? Não deixe de cuidar da sua saúde e evitar riscos! Faça seus exames de check-up, seja a ultrassonografia ou mamografia, para a prevenção do câncer de mama no Laboratório Padrão!
Aqui, a sua saúde é prioridade!
Dra. Marília Dalva Turchi
Infectologia
CRM-GO: 4131 | RQE: 980