Vacina BCG: Indicação, Reações e Quem Deve Tomar
Para evitar as formas mais graves da tuberculose, é extremamente importante que recém nascidos e crianças de até 5 anos, não vacinadas anteriormente, recebam a vacina BCG. A tuberculose é uma bactéria altamente infecciosa e, quando transmitida, afeta prioritariamente os pulmões e, em alguns casos, pode comprometer outros órgãos. A vacina BCG é feita a partir de bactérias da Mycobacterium bovis, que por ter uma carga viral suavizada, ajudam a estimular o organismo a criar anticorpos contra a tuberculose.
Para quem a vacina BCG é indicada?
A vacina BCG é indicada para recém nascidos e crianças até cinco anos de idade que ainda não receberam a vacina. É muito importante que a vacina BCG seja recebida nos primeiros anos de vida, período onde a criança ainda está construindo sua imunidade.
Como é o esquema de aplicação da vacina BCG?
A vacina BCG é aplicada uma única vez, no braço direito do recém nascido ou criança. Exceto se houver contato com pacientes com hanseníase. Nesses casos, a aplicação da segunda dose da vacina BCG deve ser feita, com intervalo mínimo de seis meses, com orientação médica.
Quais são as reações adversas da vacina BCG?
É comum aparecer uma pequena elevação avermelhada no braço onde foi aplicada a vacina BCG após duas semanas. A expectativa é que a cicatrização total ocorra em até dois meses. Há poucos registros de dificuldade no processo de cicatrização, aparecimento de queloides ou vermelhidão permanente no local da aplicação.
Onde tomar a vacina BCG?
Você pode solicitar a aplicação da vacina BCG no conforto de sua casa através do Saúdemob, o atendimento móvel do Laboratório Padrão ou então comprar online e aplicar em uma de nossas unidades.