Conheça os benefícios da vacina pneumocócica e as doenças que ela previne
Em períodos de frio, é mais comum ver pessoas tossindo ou apresentando sintomas gripais. Para evitar doenças respiratórias, é importante manter o calendário vacinal atualizado. Além da vacina contra o vírus Influenza (vacina contra gripe), outras vacinas, tais como a vacina pneumocócica são importantes para reduzir os risco de infecções respiratórias e suas complicações.
A vacina pneumocócica conjugada é um imunizante que previne doenças causadas por uma bactéria chamada pneumococo (Streptococcus pneumoniae). O pneumococo coloniza a nasofaringe, sobretudo na infância, sendo responsável por vários tipos de infecção, tais como otite, sinusite, pneumonia, meningite e sepse.
Neste conteúdo, você vai descobrir mais sobre essa vacina, quem deve recebê-la, quando é importante tomar e quais os benefícios que ela oferece. Tenha uma boa leitura!
Quais são as vacinas pneumocócicas?
Existem muitos sorotipos de pneumococos, entretanto, alguns são mais invasivos e de difícil tratamento. As vacinas pneumocócicas protegem contra os principais sorotipos de pneumococos causadores de doenças.
Existem, basicamente, dois tipos de vacina contra o Pneumococo:
1- Vacinas conjugadas, atualmente disponíveis em 4 formulações: 10-valente, 13-valente, 15- valente e 20-valente. Ou seja, vacinas que dão proteção contra 10, 13, 15 ou 20 sorotipos diferentes.
2- Vacina polissacarídica contra 23 sorotipos.
As vacinas pneumocócicas são muito seguras e dão uma uma excelente proteção contra os sorotipos presentes na vacina. A vacina pneumocócica 13-valente conjugada, por exemplo, é uma vacina desenvolvida para proteger contra 13 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, também conhecida como pneumococo.
Entre as vacinas disponíveis, a Pneumo 13-valente é uma das mais conhecidas. Recentemente o número de sorotipos na vacina foi ampliado, aumentando a proteção contra 15 e até 20 sorotipos, respectivamente, vacina Pneumo 15-valente e Pneumo 20 valente.
Essas vacinas são indicadas para pessoas dos grupos de risco, como crianças a partir dos dois meses de idade, idosos e pessoas com doenças crônicas ou imunossupressão.
Para que servem as vacinas pneumocócicas?
Essas vacinas protegem o organismo contra sorotipos específicos da bactéria Streptococcus pneumoniae, responsável por doenças potencialmente fatais, como pneumonia, meningite e septicemia.
Ao estimular o sistema imunológico a reconhecer e combater esses patógenos, as vacinas pneumocócicas ajudam a reduzir significativamente a incidência e o nível de gravidade dessas infecções, especialmente em grupos de risco, como crianças pequenas, idosos e pessoas com condições médicas que precisam de mais atenção.
Além disso, as vacinas pneumocócicas, sejam elas a 10, 13, 15 ou 20, não só protegem a pessoa vacinada, mas também contribuem para a saúde pública ao reduzir a transmissão de infecções pneumocócicas.
Benefícios das vacinas pneumocócicas conjugadas
As principais vantagens de tomar as doses adequadas dessas vacinas são:
Proteção ampla
As vacinas oferecem imunidade contra diversos sorotipos de Streptococcus pneumoniae, os quais são responsáveis por doenças graves que levam às hospitalizações.
Prevenção de doenças graves
Reduz o risco de pneumonia, meningite, septicemia e outras infecções pneumocócicas.
Redução da mortalidade
Diminui significativamente a taxa de mortalidade associada a doenças pneumocócicas, especialmente em crianças, idosos e pacientes de risco.
Imunidade de rebanho
A vacinação contribui para a proteção coletiva, reduzindo a disseminação da bactéria na comunidade. Isso porque o vírus não consegue se desenvolver em algumas pessoas.
Menos hospitalizações
O fortalecimento do sistema imunológico diminui a necessidade de internações hospitalares e alivia o sistema de saúde, uma vez que:
- As pessoas criam respostas imunológicas mais rápidas.
- A imunidade de rebanho pode fazer com que pessoas mais propensas às complicações não sejam infectadas.
Proteção a longo prazo
A vacinação oferece imunidade duradoura com um esquema de doses bem estabelecido.
Quem deve tomar a vacina pneumocócica conjugada?
A vacina Pneumo 10 está restrita ao calendário básico de vacinação do Programa de Imunização do Ministério da Saúde (PNI/MS). Está indicada para crianças no primeiro ano de vida, com aplicação de 3 doses.
Veja no quadro como deve ser seguido o esquema vacinal da pneumocócica (Pneumo 13, Pneumo 15 ou Pneumo 20), de acordo com as doses recomendadas para cada idade, segundo o Calendário da Sociedade Brasileira de Imunizações - SBIM:
Idade | Doses |
2 a 6 meses | 3 doses com intervalo de 2 meses entre cada uma, e um reforço entre 12 e 15 meses |
7 a 11 meses | 2 doses com intervalo de 2 meses entre elas, e um reforço entre 12 e 15 meses |
12 a 13 meses | 2 doses com intervalo de 2 meses entre elas |
A partir de 2 anos | Dose única que dispensa reforço |
Pacientes acima de 50 anos ou pacientes imunodeprimidos | Dose da Pneumo 13 ou Pneumo 15, seguida por 1 dose da Pneumo 23. Obs: No caso de vacinação com Pneumo 20 não é necessário aplicar Pneumo 23 |
Caso a criança já tenha recebido uma dose da vacina Pneumo 10, recomenda-se fazer uma dose suplementar com a vacina Pneumo 13, Pneumo 15 ou da Pneumo 20 para ampliar a proteção contra as infecções.
Nos casos em que as crianças foram corretamente vacinadas com a Pneumo 13, não se recomenda doses extras de Pneumo 15. Crianças que iniciaram esquema com Pneumo 10, Pneumo13 ou Pneumo 15, podem completar o esquema vacinal com Pneumo 20.
Quem não pode tomar vacinas pneumocócicas ?
As vacinas pneumocócicas são muito seguras e apresentam poucas contra-indicações. Se você tiver histórico de alergia a algum dos componentes da vacina pneumocócica, é necessário conversar com o seu médico antes de se vacinar. A composição dessa vacina é feita por:
- Polissacarídeos de 10, 13, 15 ou 20 sorotipos de pneumococo conjugados com a proteína diftérica (CRM197).
- Sais de alumínio.
- Látex.
Qual é a diferença entre as vacinas pneumocócicas conjugadas (10, 13, 15 ou 20- valente) e a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente?
As vacinas conjugadas diferem da vacina polissacarídica em relação à sua composição, ao número de sorotipos incluídos e também pela capacidade de gerar resposta protetora.
A vacina polissacarídica 23-valente contém 23 sorotipos de pneumococo. É uma vacina muito segura, disponível desde os anos 80. Entretanto, só pode ser utilizada após os 2 anos de idade e confere uma proteção de curta duração.
As vacinas conjugadas contra pneumococos (10, 13, 15 ou 20-valente) começaram a ser disponibilizadas em 2000. Inicialmente, foi disponibilizada a Pneumo 10-valente, e mais recentemente, a Pneumo 20-valente. São vacinas muito seguras, eficazes e com proteção duradoura. Além disso, essas vacinas protegem contra a colonização da nasofaringe, diminuindo a transmissão do pneumococo.
Em determinadas situações, está indicado o uso de vacinas pneumocócicas conjugadas (13 ou 15 valente) seguida da vacina polissacarídica Pneumo 23-valente, especialmente para idosos ou pessoas com comorbidades.
Quais são os efeitos colaterais da vacina pneumocócica?
Um dos receios que algumas pessoas mostram antes de se vacinar é se há alguma reação. As vacinas pneumocócicas são muito seguras e eficazes. Os efeitos colaterais que elas apresentam são comuns aos imunizantes em geral. As manifestações mais comuns são:
- Inchaço, vermelhidão e dor na área que recebeu a vacina.
- Febre de curta duração.
- Mal-estar.
- Irritabilidade e sonolência em crianças pequenas.
Por que tomar a vacina pneumocócica?
Diferentemente do que algumas pessoas pensam, a vacina não é importante apenas na infância, mas pode salvar a vida de pessoas de várias idades, incluindo adultos acima de 50 anos. Os pneumococos que causam doenças severas para o organismo podem ser prevenidos por meio da vacina pneumocócica.
De acordo com a Agência Brasil, um levantamento da ONU mostrou que as doenças pneumocócicas são responsáveis por 15% das mortes infantis do mundo. Sendo assim, a vacina contra pneumococos ajuda a proteger a saúde de famílias inteiras, além de reduzir o risco de internação e mortalidade relacionada à bactéria pneumococo, que pode ser letal.
Agora que você já sabe a importância de tomar a vacina pneumocócica é importante buscar laboratórios confiáveis e seguros para cuidar bem da sua saúde. Nesse sentido, o Laboratório Padrão está de portas abertas para recebê-lo. Com tradição em Goiás e região e equipe altamente capacitada, tome a sua vacina pneumocócica nas unidades do Laboratório Padrão.
Aqui tem vacina, aqui a sua saúde é a nossa prioridade!