Veja a importância da vacinação para gestantes e como proteger sua saúde
As vacinas são essenciais para a prevenção de doenças graves e evitáveis e durante a gestação, são ainda mais importantes, pois as infecções durante esse período estão associadas à morte fetal, malformações, parto prematuro, entre outras complicações.
Os benefícios da vacinação durante a gestação ocorrem devido a passagem dos anticorpos maternos através da placenta, conferindo proteção nos primeiros meses de vida do recém-nascido.
Como o tema é muito importante, falaremos sobre as vacinas recomendadas de rotina para gestantes, assim como as contraindicadas. Boa leitura!
Vacinação para gestantes: toda mulher grávida pode se vacinar?
Sim, toda mulher grávida deve se vacinar para proteger a si e ao bebê. Há várias vacinas que são indicadas de rotina na gravidez, motivo pelo qual é importante prestar atenção no calendário vacinal para gestantes.
A vacinação é uma atitude de amor e cuidado com a própria saúde e com a do filho.
Quais são as vacinas recomendadas de rotina para as grávidas?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), do Programa Nacional de Imunização (PNI) e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), as seguintes vacinas devem ser administradas de rotina na gestação.
Vacina dTpa
Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (difteria, tétano e coqueluche). Recomendada em todas as gestações.
Vacina hepatite B
Recomendada a gestantes nunca vacinadas e suscetíveis à infecção.
Vacina influenza (gripe)
Recomendada em todas as gestações.
Vacina Covid-19
Recomendada em todas as gestações.
Vacina vírus sincicial respiratório (VSR)/Abrysvo®
Recomendada durante a gestação, apenas uma vez.
Qual é o esquema vacinal para gestantes?
O esquema de doses varia de acordo com histórico vacinal e idade gestacional:
- Vacina dTpa: iniciar ou completar três doses, de acordo com histórico vacinal.
1- Mulheres previamente vacinadas (três ou mais doses de vacina dupla do adulto – tétano e difteria - dT ou dTpa): uma dose a partir da 20ª semana de gestação
2- Mulheres com história vacinal incompleta ou desconhecida: realizar as duas primeiras doses com dTpa/dT (iniciadas em qualquer idade gestacional) e garantir a terceira dose com dTpa, respeitando a condição de aplicá-la a partir da 20ª semana gestacional. O intervalo mínimo entre as doses deve ser de um mês - Vacina hepatite B: três doses, no esquema 0-2-6 meses, iniciadas em qualquer idade gestacional. O intervalo mínimo é de um mês entre as duas primeiras doses e de quatro meses entre a terceira e a primeira dose.
- Vacina influenza: dose única, administrada em qualquer idade gestacional.
- Vacina Covid-19: duas doses, administradas em qualquer idade gestacional e com intervalo mínimo de seis meses entre elas (dependendo do momento da primeira dose, ambas serão aplicadas durante o período gestacional).
- Vacina vírus sincicial respiratório (VSR)/Abrysvo®: dose única, preferencialmente entre 32 e 36 semanas de gravidez (aprovação da Anvisa: entre 24 e 36 semanas). Indicada em qualquer período do ano, independentemente da sazonalidade do vírus. No momento, não se recomenda revacinação em gestações subsequentes.
Quais vacinas são contraindicadas durante a gestação?
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola): por ser vírus vivo atenuado não pode ser aplicada durante a gravidez. Pode ser administrada no puerpério (período pós-parto) e durante a amamentação.
- Varicela (catapora): também uma vacina de vírus vivo atenuado. Pode ser aplicada no puerpério e durante a amamentação.
- Dengue: vacina de vírus vivo atenuada. Também contraindicada em mulheres imunocomprometidas e em nutrizes até que o bebê complete 6 meses de idade.
- Papilomavírus humano nonavalente (HPV9): não vacinar na gestação. Se a mulher tiver iniciado o esquema antes de engravidar, suspendê-lo até o puerpério. Pode ser aplicada no puerpério e durante a amamentação.
Qual é a importância da mulher se vacinar quando estiver grávida?
As vacinas oferecem os seguintes benefícios:
- prevenção de doenças graves, associadas à morte fetal, malformações, parto prematuro, entre outras
- mais segurança durante a gestação
Cartão de vacinação em dia
Durante e após a gestação, é fundamental estar com o cartão de vacina em dia para proteger sua saúde, a do bebê e a da população em geral. Ao seguir o esquema vacinal adequadamente, você consegue se proteger de algumas doenças infecciosas e prevenir suas complicações.
Faça seu pré-natal e siga as orientações do seu médico. E, se deseja saber mais sobre vacinação para gestantes e realizar conosco suas vacinas, conte com o Laboratório Padrão.
Aqui, sua saúde é nossa prioridade!