O coronavirus pertence, na verdade, a uma família de vírus conhecidos pela medicina desde os anos 1960 e que podem causar desde resfriados até síndromes respiratórias graves. O coronavírus que se espalhou em 2019 (2020) é uma nova variedade dessa família e a doença causada por ele foi denominado Covid-19. Ele foi identificado pela primeira vez após notificações de casos de pneumonia com causa desconhecida, em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China.
Os sintomas do coronavírus variam de caso a caso. Existem casos em que o paciente não apresenta sintomas, mas há casos de infecção nas vias aéreas superiores (parecido com um resfriado comum) até casos graves de pneumonia e insuficiência respiratória aguda.
Ainda não se sabe exatamente como ocorre o contágio pelo coronavírus, mas essa família de vírus costuma ser transmitida de animais para humanos ou de humanos para humanos. No caso da transmissão humana, ele pode ser transmitido pelo ar, através das secreções aéreas do paciente infectado, ou por contato próximo com as secreções contaminadas.
Várias medidas podem ser tomadas para evitar o contágio do coronavírus. Lave as mãos frequentemente, usando sabonete e água, utilize lenço descartável para higiene, cubra o nariz e a boca ao espirrar e tossir e evite tocar nas mucosas dos olhos. Tente evitar o contato com pessoas infectadas com doenças respiratórias, não compartilhe objetos de uso pessoal, mantenha os ambientes bem ventilados e evite, também, o contato com animais selvagens ou doentes.
Ainda não existe um medicamente específico para o coronavírus e, como a doença é nova, também não foi desenvolvida uma vacina até o momento. O indicado é fazer repouso e ingerir bastante líquido. Algumas medidas para aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos, também podem ajudar, mas é importante consultar seu médico antes de utilzar qualquer medicamento.
O atendimento domiciliar é feito da seguinte forma: nosso colaborador visita o paciente e, antes de entrar na residência, veste equipamentos de segurança. A coleta é realizada por meio de um swab, que colhe secreções das narinas. Elas são armazedas em um recipiente lacrado e devidamente identificado. Ao sair do domicílio do paciente, o colaborador retira e descarta todo o equipamento de segurança descartável e higieniza as mãos com água e sabão e, a seguir, com álcool 70%.
É necessário agendamento prévio pela loja virtual para compras particulares.
O cliente recebe por e-mail a confirmação do pedido e, em até 48h, nossa equipe de Relacionamento com o Cliente entra em contato por telefone para validar as informações e o agendamento.
Não há contraindicações em se fazer coleta sorológica e outros exames ou vacinas no mesmo dia, sendo necessário apenas observar as indicações e contraindicações de vacinas em pacientes sintomáticos.
Dados de literatura mostram que o swab nasal tem maior sensibilidade que o de orofaringe, sendo a forma de coleta recomendada pelo Ministério da Saúde.