Depende. Se você quer saber se está com Covid-19, é bom levar em conta há quanto tempo está com sintomas sugestivos ou há quanto tempo teve contato com alguém com a doença (caso você não esteja tendo sintomas). Nesse caso, o mais indicado para o diagnóstico é o RT-PCR, que deve ser feito entre 3 e 5 dias após o início dos sintomas. O exame é feito pela coleta de secreções respiratórias por swab, aquele cotonete usado nos laboratórios.
O melhor teste para diagnosticar a Covid-19 rapidamente é o RT-PCR. Os exames sorológicos são alternativas àqueles casos em que não se realizou a RT-PCR ou quando esse teste foi negativo e as suspeitas permaneceram, o que é muito importante considerar. Como a produção das imunoglobulinas é tardia e os testes sorológicos medem essas imunoglobulinas, o melhor momento para realizá-los é após o 20º dia do início dos sintomas.
Sempre consulte o seu médico para ter a indicação correta do seus exames.
Os testes sorológicos, como qualquer exame laboratorial, devem ser interpretados juntamente com a história clínica e epidemiológica por um médico e podem ser solicitados para qualquer faixa etária. Não há restrições para grávidas e não é necessário jejum.
Sim. Os testes sorológicos detectam anticorpos produzidos pelo organismo após o contato com o vírus. No caso da Covid-19, não sabemos como é a produção de anticorpos naquelas pessoas que tiveram quadros assintomáticos. Aparentemente, elas produzem menos anticorpos que as pessoas com sintomas. Se o teste for positivo, possivelmente você já foi exposta(o) ao vírus. É sempre importante lembrar que todo teste laboratorial deve ser analisado e interpretado por um médico, que irá correlacionar os dados do teste à história clínica e epidemiológica da pessoa.
O mercado brasileiro foi inundado por várias marcas de testes rápidos e muitos deles não foram analisados na nossa população. Nós, da equipe do Laboratório Padrão, avaliamos vários desses testes rápidos e a maioria foi reprovada porque tinha uma acurácia muito ruim, ou seja, apresentava resultado falso-positivo e falso-negativo.
Apesar do alto padrão do exame para diagnosticar a Covid-19, é uma doença nova e os estudos apuram que a sensibilidade da RT-PCR é de cerca de 60%, ou seja, se houver forte suspeita da Covid-19 e o teste vier negativo, deve-se avaliar a repetição do teste e a solicitação de sorologia. É sempre importante lembrar que todo teste laboratorial deve ser analisado e interpretado por um médico, que irá correlacionar os dados do teste à história clínica e epidemiológica da pessoa.
O falso-negativo nos exames sorológicos podem acontecer quando o teste é realizado nos primeiros dias após a infecção e o início dos sintomas, lembrando que o sorológico é mais indicado após 15 dias de sintomas ou quando não há sintomas. Por isso, ele deve ser realizado em um laboratório que tenha feito a validação dos seus testes. É bom lembrar que todo teste laboratorial deve ser analisado e interpretado por um médico, que irá correlacionar os dados do teste à história clínica e epidemiológica da pessoa.
O principal exame e o mais acurado para o diagnóstico da Covid-19 é o exame TRC-PCR. Existem alguns locais que oferecem testes de biologia molecular por outras técnicas que não são validadas e são menos sensíveis que as do RT-PCR. Se apenas um alvo genético for pesquisado, o risco de um resultado falso-negativo também é maior.
Essa questão exige muito cuidado. A Covid-19 é uma doença muito nova, estamos nos dedicando muito para aprender sobre o vírus e a dinâmica da infecção. Há estudos que mostram que um percentual de pessoas infectadas não tem anticorpos detectáveis e outras têm uma queda desses anticorpos depois de um tempo. Porém ainda é muito cedo para fazer esse tipo de previsão, ou seja, saber se essas pessoas estão imunes ou se podem contrair a doença novamente. Mantenha os cuidados com a sua saúde e a da sua família e opte pelo distanciamento se possível.
Não há contraindicações em fazer coleta sorológica e outros exames no mesmo dia. Contudo desaconselhamos que pessoas com sintomas respiratórios compareçam às unidades Laboratório Padrão para realizar exames e outros procedimentos Como a transmissão da Covid-19 ocorre pelas vias respiratórias, recomendamos que pessoas com sintomas solicitem atendimento em domicílio.