Imagem - undefined Imagem - undefined

Onde tomar a Vacina HPV em Goiás

A vacina HPV, protege contra o papiloma vírus humano, e ajuda na prevenção de doenças causadas por ele, como lesões pré-cancerosas, câncer do colo do útero, vulva e vagina, ânus e verrugas genitais.

São mais de 200 tipos registrado do vírus HPV (Papilomavírus Humanos).18 subtipos são de alto risco, tendo os tipos  16 e 18 o que mais estão relacionados ao câncer de colo de útero e outros tipos de câncer.

22 subtipos estão relacionados às verrugas genitais, sendo os tipos 6 e 11 os que são mais frequentemente associados.

A importância da vacinação contra o HPV

A infecção pelo vírus HPV geralmente acontece precocemente, às vezes no primeiro ano de iniciação sexual.

Para uma melhor eficiência da vacina, o ideal é que ela seja aplicada antes do contato com o vírus HPV. Por esse motivo jovens com menos de 15 anos respondem melhor à vacinação.

A Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Imunizações recomendam que a vacina seja administrada em meninas e meninos a partir de 9 anos de idade.

Existem 3 formas de prevenção contra o vírus HPV, as lesões provocadas por ele e a evolução delas para o câncer.

  •  
    • Vacina contra HPV: A vacinação protege contra alguns tipos do vírus HPV, evita a infecção e a evolução de lesões para o câncer.
  •  
    • Uso de preservativos (camisinha): Os preservativos reduzem as chances de  transmissão do vírus durante a relação sexual.
  • Exames preventivos anuais: Com a realização periódica do exame ginecológico (Papanicolaou) é possível rastrear lesões celulares do colo do útero que são causadas por infecção pelo vírus HPV.

É tido como uma prevenção secundária, pois apesar de não prevenir contra a infecção, detecta lesões, o que permite que elas sejam tratadas e não evoluam para o câncer.

A vacinação ajuda na prevenção contra a infeção causada pelo vírus HPV e contra o câncer de colo do útero, mas não é indicada para tratamento da doença.

Por isso, é de extrema importância o uso de preservativos em todos os contatos íntimos e a realização periódica de exames ginecológicos.


<br /> new RDStationForms('newsletter-lab-padrao-519a5adb47f4cbff3210-html', 'UA-51058023-1').createForm();<br />

Quais os tipos de vacina HPV?

Existem dois tipos de vacinas contra o vírus HPV. São a vacina quadrivalente e a bivalente. Lembrando que as vacinas podem ser tomadas mesmo por pessoas que fazem tratamento ou já tiveram infecção pelo HPV.

O Brasil é o primeiro país da América do Sul a oferecer nos programas nacionais de imunização a vacina contra o vírus HPV para meninos.

Vacina HPV quadrivalente

Ela contém antígenos dos tipos 6, 11, 16, 18 de HPV.

São 3 doses que devem ser aplicadas: no intervalo de 2 meses entre a primeira e a segunda; e de 6 meses entre a segunda e a terceira dose.

Ela é indicada para meninas e mulheres de 9 a 45 anos de idade e para meninos e homens de 9 a 26 anos.

A vacina quadrivalente protege as mulheres contra verrugas genitais, câncer do colo do útero e os homens contra o câncer do pênis ou do ânus.

Vacina HPV bivalente

Ela contém antígenos dos tipos 16 e 18 de HPV.

São 03 doses que devem ser aplicadas no intervalo de 1 mês entre a primeira e a segunda dose, e de 6 meses entre a segunda e a terceira.

Ela é indicada para meninas e mulheres a partir dos 9 anos e sem limite de idade para sua aplicação.

A vacina bivalente protege as mulheres contra o câncer do colo do útero e está disponível apenas em laboratórios particulares.

Quais os efeitos colaterais da vacina HPV?

A vacina contra o vírus HPV pode causar alguns efeitos colaterais, como:

  •  
    • Dor;
  •  
    • Vermelhidão ou inchaço no local da picada, que podem ser diminuídos com a colocação de uma pedrinha de gelo, protegido com um pano, no local;
  •  
    • Dor de cabeça;
  • Febre superior a 38ºC.

Quem NÃO pode tomar a vacina HPV?

A vacina contra o vírus HPV não deve ser administrada em casos de:

  •  
    • Gravidez: A vacina só deve ser administrada após o nascimento do bebê e sob orientação do obstetra.
  •  
    • Alergia: Quando há algum tipo de alergia aos componentes presentes na vacina, ou história de choque anafilático relacionada à dose anterior da vacina.
  •  
    • Em caso de febre ou doença aguda.
  • Em caso de doenças como trombocitopenia: onde há a redução do número de plaquetas e problemas de coagulação sanguínea.

Onde posso encontrar a vacina HPV?

A vacina HPV está disponível em laboratórios particulares, para mulheres de 9 a 45 anos e homens de 9 a 26 anos de idade.

E é o utilizado nas campanhas públicas de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde), desde 2014, disponível para meninas e meninos de 9 a 14 anos de idade.

E para homens e mulheres de 9 a 26 anos vivendo com HIV ou AIDS, pacientes que receberam transplante de órgãos, de medula óssea e pessoas em tratamento contra o câncer.

A vacina bivalente, que protege as mulheres contra o câncer do colo do útero, está disponível apenas em laboratórios particulares.

Se você mora no estado de Goiás e deseja tomar a vacina contra HPV quadrivalente ou bivalente, basta se dirigir a uma das unidades do Laboratório Padrão!

São 4 unidades do Laboratório Padrão localizadas em Goiás oferecendo aos clientes toda a nossa qualidade e diferenciais.

São elas:

Conhece amigos ou parentes que estejam em Minas Gerais ou São Paulo e que desejam tomar a vacina HPV?

Indique o Laboratório Hermes Pardini, são 64 unidades prontas para melhor atendê-los.

E caso você visite ou conheça alguém que more no Rio de Janeiro, basta se dirigir a uma das unidades do Centro de Medicina Nuclear da Guanabara e conhecer as unidades dos laboratórios e os serviços que eles oferecem.

São 03 unidades que oferecem os serviços de vacinação. São elas:

Unidade Centro: Rua Buenos Aires, 68 - 2º, 3º, 7º, 15º, 36º andares. Rua Buenos Aires, 70. Rio de Janeiro/RJ.

Unidade Nova Iguaçú II: R. Comendador Soares, 189. Centro, Nova Iguaçu/RJ.

Unidade Tijuca: Rua Conde de Bonfim, 344, Tijuca, Rio de Janeiro/RJ. Rua Santo Afonso, 215.