Imagem - undefined Imagem - undefined

Sinusite crônica: o que é e como se prevenir da doença?

Muito comum no mundo todo, a sinusite crônica é uma doença que afeta grande parte da população. Os seus sintomas podem perdurar por mais de 12 semanas e provocar incômodos na face e mal-estar no corpo. 

Como essa situação pode ser agravada em decorrência dos invernos — e das viroses que não são bem curadas — é que criamos este conteúdo. Aqui, você vai entender o que é a sinusite crônica, os principais sintomas e como se prevenir da doença. 

Boa leitura! 

O que é a sinusite crônica 

A sinusite crônica é uma inflamação prolongada da mucosa dos seios nasais – cavidade localizada ao redor das passagens nasais. Ela pode ser desencadeada por:

  • Bactérias.
  • Vírus.
  • Fungos.
  • Alergia.
  • Desvio do septo.
  • Uso excessivo de antibióticos.
  • Exposição a poluentes (inalantes químicos, tabaco, etc).
  • Baixa imunidade. 
  • Fatores genéticos

Geralmente, essa condição persiste por mais de 12 semanas e provoca desconfortos e mal-estar. 

De acordo com os dados da Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (AAO-HNSF), a sinusite crônica é responsável por afetar uma em cada oito pessoas no mundo todo, sendo a quinta causa mais frequente do consumo de antibióticos.

Como a sinusite chega no estado crônico? 

A sinusite chega ao estado crônico quando não é feita a resolução completa de uma inflamação do nariz. Ou seja, é um quadro que pode acontecer com:

  • Infecções repetidas, que vão danificar o revestimento dos seios nasais. 
  • Alergias não tratadas, que vão provocar inflamações contínuas.
  • Alterações estruturais do nariz como, por exemplo, desvios do septo nasal, hipertrofia de adenóides, etc.
  • Crescimento de pólipos no nariz (polipose nasal) ou até mesmo uma predisposição genética para doenças como rinite, fibrose cística e asma. 

Sintomas da sinusite crônica 

Os sintomas da sinusite crônica podem variar de acordo com o quadro inflamatório do paciente. Mas, em geral, é comum o aparecimento de alguns sintomas, como: 

  • Congestão nasal (com nariz entupido ou escorrendo).
  • Secreção de cor amarelada ou esverdeada..
  • Tosse crônica (piora ao deitar).
  • Dor de cabeça.
  • Dor no rosto (piora quando abaixa a cabeça ou ao deitar).
  • Pressão na cabeça.
  • Mau hálito.
  • Dor de ouvido.
  • Dor de garganta. 
  • Redução do olfato e paladar.
  • Cansaço.
  • Mal-estar.

Os sintomas costumam durar mais de 12 semanas. Para evitar o agravamento da doença e o automedicamento, caso os incômodos persistam por mais de cinco dias, o recomendado é buscar ajuda médica.

O otorrinolaringologista é o profissional mais indicado para avaliar se há ou não necessidade de cirurgia (geralmente, ocorre quando o paciente apresenta problema anatômico do nariz, o que causa obstrução nasal) e de apontar o tratamento mais eficaz para a sua sinusite.

Como amenizar as formas de sinusite? 

Quando a sinusite crônica não é devidamente tratada e controlada, pode acarretar uma série de complicações ao longo do tempo, como: acúmulo de secreção, que forma um abscesso; infecções que podem atingir os olhos ou cérebro; crises de asma; pneumonia e até infecções generalizadas. 

Por isso, é muito importante que sejam realizadas algumas ações para amenizar o quadro da sinusite crônica e evitar que ela se agrave. Confira a seguir algumas estratégias para amenizar as formas de sinusite no seu dia a dia: 

1. Manter-se hidratado 

Ao beber bastante água, o muco fica mais fino e isso facilita a drenagem da secreção. 

2. Fazer lavagem nasal 

A limpeza nasal com soro fisiológico diariamente ajuda a irrigar os seios nasais, a limpar e a eliminar o muco do nariz, reduzindo, dessa forma, a inflamação da região. 

3. Usar umidificador no quarto 

O umidificador mantém o ar úmido, o que ajuda a aliviar a congestão nasal. 

4. Realizar inalação

Se você deseja soltar ainda mais o muco e aliviar a congestão, uma boa dica é aliar a limpeza nasal com soro fisiológico e a inalação de vapor. 

5. Aplicar compressas quentes no rosto 

Quando o incômodo é persistente, com muita dor e pressão nos seios nasais, uma forma de amenizar o sintoma é aplicar compressa quente no rosto. Isso vai ajudar a reduzir a inflamação e os desconfortos. 

6. Evitar exposição a poluentes 

Fumaça de cigarro, contato com produtos químicos e muita poeira, por exemplo, podem contribuir para desencadear a doença. Portanto, evitar a exposição a esses poluentes ajuda a amenizar alguns sintomas e até mesmo o possível agravamento do quadro da sinusite.

7. Seguir as recomendações médicas 

Além de adotar hábitos de cuidado diário, é muito importante seguir as recomendações médicas e realizar o tratamento de maneira correta. Isso vai contribuir para uma melhora mais rápida e eficaz. 

Como se prevenir da sinusite? 

Com algumas mudanças no dia a dia e adoção de práticas mais saudáveis, é possível se prevenir da sinusite. Veja a seguir algumas dicas de como se manter protegido da doença: 

Manter a higiene adequada 

Manter hábitos de higiene básicos, como lavar as mãos regularmente, ajuda a evitar infecções virais que podem desencadear uma sinusite. 

Tomar vacinas

A vacinação — e seguir a trilha da imunização — é muito importante para proteger as pessoas contra doenças e complicações. 

No caso específico da sinusite, é recomendado tomar a vacina de gripe anualmente, que protege contra infecções virais que podem provocar a sinusite, e a Prevenar (13, 15 ou 20-valente), que auxiliam na prevenção das doenças pneumocócicas. 

Ambas ajudam a prevenir a sinusite, otites e pneumonias e podem ser tomadas de forma segura e muito eficaz no Laboratório Padrão. 

Evitar o fumo 

De acordo com o Ministério da Saúde, o hábito de fumar pode desencadear ou agravar problemas respiratórios, como a rinite, sinusite, bronquite e asma. Por isso, evitar a fumar ajuda na prevenção ou no tratamento da sinusite, uma vez que, sem o contato com a fumaça, é possível reduzir a irritação e a inflamação dos seios nasais. 

Tratar alergias 

O controle das alergias, com medicamentos e outros tratamentos recomendados pelo médico, pode ajudar a reduzir a inflamação nasal e prevenir a sinusite. 

Beber água 

Beber bastante água é também uma forma de se prevenir da sinusite. Afinal, a água mantém as mucosas nasais finas e hidratadas, o que facilita a eliminação de secreção das vias aéreas.

Manter o ambiente limpo e bem ventilado

Limpar a casa regularmente reduz a poeira e outros alérgenos e poluentes do ambiente que podem desencadear a sinusite. 

Purificar o ar 

O uso de umidificador de ar em casa contribui para uma melhor qualidade do ar e, consequentemente, ajuda a manter a saúde do sistema respiratório em dia. 

Fazer exercícios regulares 

Praticar exercícios regulares ajuda a fortalecer o sistema imunológico e, consequentemente, se proteger de doenças, como a sinusite. 

Adotar uma dieta balanceada 

Outro hábito muito importante para aumentar a imunidade é a alimentação. Incluir verduras, frutas, legumes, oleaginosas e diversificar no cardápio contribui para uma melhora da qualidade de vida. 

Evitar mudanças bruscas de temperaturas 

Mudanças bruscas de temperaturas podem provocar inflamação nos seios nasais. Portanto, o recomendado é evitar essas oscilações de temperatura. 

Nunca interromper o ciclo de medicações controladas

Como a sinusite pode acontecer em decorrência de inflamações que não foram bem recuperadas, o ideal é seguir as orientações médicas para sempre tomar todos os remédios pelo tempo prescrito, a fim de não ter chance de as infecções não sararem. 

Um exemplo disso, por exemplo, é com os antibióticos: sempre tomar as medicações de forma regular até o dia recomendado pelos médicos, até para não dar chance dos vírus ou bactérias não serem totalmente curados.

Tome sua vacina no Laboratório Padrão 

O acompanhamento médico é indispensável para ter um diagnóstico mais preciso e para um tratamento mais adequado. Somado a isso, a vacinação em dia é fundamental para se proteger da sinusite e de outras doenças. 

No Laboratório Padrão, você encontra a melhor estrutura para tomar as vacinas, com uma equipe preparada e equipamentos tecnológicos que garantem conforto e segurança em todo o procedimento.

Agora que você já sabe dos malefícios causados pela sinusite crônica, não deixe de tomar a sua vacina para gripe e vacina pneumocócica nas unidades do Laboratório Padrão. Disponível em Goiás e região, nós temos os insumos adequados para zelar pela sua qualidade de vida e bem-estar. 

Aqui tem vacina, aqui a sua saúde é nossa prioridade!