Como e porquê sair do sedentarismo: veja 5 dicas!
Um estilo de vida sedentário traz muitos problemas ao cotidiano, além de elevar consideravelmente os riscos de complicações graves para a saúde. Diante disso, saber como sair do sedentarismo é o passo inicial para promover mais qualidade de vida.
Nesse sentido, a inatividade física está associada a inúmeros problemas, que podem levar a quadros gravíssimos. Segundo a revista científica The Lancet, é uma situação que pode causar cerca de 5,3 milhões de óbitos por ano em todo o mundo.
Em vista desse cenário preocupante, mudar de hábitos e iniciar uma rotina mais saudável é imprescindível. Confira, neste post, informações completas para entender o assunto e 5 dicas sobre como sair do sedentarismo! Boa leitura!
O que é o sedentarismo
O sedentarismo é caracterizado como um estilo de vida no qual a pessoa reduz ou não realiza nenhum tipo de exercício físico regularmente — sejam atividades esportivas ou do dia a dia, como caminhadas e tarefas domésticas.
Em outras palavras, um indivíduo sedentário é aquele que tem um gasto calórico baixo devido à falta de esforço físico. Essa é uma condição que serve de gatilho para diversas condições clínicas como obesidade e doenças cardiovasculares.
É considerado um estilo de vida de alto risco e, apesar disso, ainda é muito comum na sociedade. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 40,3% dos adultos brasileiros são sedentários.
Cenário de sedentarismo no Brasil e pandemia
A pandemia foi um período complexo e que mudou a rotina em todo o mundo, exigindo medidas emergenciais de prevenção — como o distanciamento social, trabalho remoto e cuidados especiais com a higienização, fatores que evitaram um cenário ainda mais devastador.
Com a necessidade de permanecer em casa, muitas pessoas deixaram de se exercitar, elevando os níveis de sedentarismo. Afinal, o cenário preocupante causou dificuldades para lidar com a rotina, além de aumento da ansiedade, problemas no sono, consumo de alimentos calóricos e bebidas alcoólicas.
Pesquisas realizadas pela Fiocruz, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), constataram que 60% dos brasileiros permaneceram sedentários durante o isolamento social.
Consequências de uma vida sedentária
Os efeitos do sedentarismo no organismo são notados em diversos sentidos e evoluem gradativamente para condições mais severas. Isso significa que a inatividade física é um risco silencioso com potencial para desencadear doenças.
Nesse contexto, levar uma vida sedentária pode desencadear problemas como:
- Sobrepeso;
- Obesidade;
- Hipertensão;
- Colesterol alto;
- Infarto;
- Diabetes tipo 2;
- Dores nas articulações;
- Ansiedade;
- Aumento do estresse;
- Apneia do sono;
- Alguns tipos de câncer;
- Cansaço constante;
- Redução da força muscular;
- Depressão.
As consequências do sedentarismo são condições que podem afetar pessoas de todas as faixas etárias e, por isso, é indispensável ter atenção.
5 dicas para sair do sedentarismo
Como você viu até aqui, o sedentarismo é um estilo de vida que causa consequências severas para a saúde e afeta negativamente a qualidade de vida. Trata-se de um comportamento de alto risco e uma porta de entrada para o desenvolvimento de inúmeras complicações médicas.
Em vista disso, adotar medidas diárias para evitar permanecer sedentário proporciona benefícios importantes muito além de ter disposição para exercer as atividades do dia a dia. Consiste em uma mudança de hábitos que vai fazer toda a diferença para a prevenção de doenças em longo prazo.
Veja, nos próximos tópicos, as principais dicas sobre como sair do sedentarismo!
1. Faça uma avaliação física
Antes de tudo, é importante avaliar seu quadro de saúde, realizar um check-up completo e fazer uma avaliação física. Esses procedimentos são indispensáveis e vão oferecer dados relevantes para ter cuidados personalizados e garantir a sua segurança.
Sendo assim, para começar a mudar sua rotina para uma vida mais saudável, não ignore o apoio especializado e a realização de exames. Desse modo, você terá orientações precisas e a confiabilidade para cuidar da sua saúde da melhor forma.
2. Defina objetivos
A motivação é imprescindível para uma pessoa sair do sedentarismo e, para isso, definir objetivos faz toda a diferença. Trata-se de uma estratégia relevante para manter o engajamento e promover a melhoria contínua dos cuidados com a saúde.
Nesse contexto, estabelecer objetivos e metas realistas faz com que o hábito tenha mais probabilidade de perdurar. Por exemplo, decidir caminhar 20 minutos por dia, ao menos 3 vezes por semana, em invés de se propor uma hora de caminhada todos os dias, é uma meta mais realista para sair do sedentarismo e mudar seu estilo de vida de maneira consistente. Além de tornar tudo mais agradável e contribuir para permanecer com o foco em alcançar a performance desejada.
3. Faça atividades a pé
Pode parecer simples, mas fazer algumas atividades diárias a pé é um grande avanço para sair do sedentarismo. Atitudes como deixar o carro de lado para ir ao supermercado ou padaria e trocar o elevador pelas escadas são fundamentais.
Mesmo que sejam pequenas distâncias, movimentar-se diariamente permite que o seu organismo se adapte a uma rotina de exercícios. Principalmente para quem trabalha sentado muito tempo ou está em regime de trabalho home office.
4. Escolha atividades que gosta
Um dos principais motivos de desistência é escolher modalidades que não são compatíveis com os interesses e perfil pessoal. Por isso, é importante saber quais são os exercícios físicos e esportivos que mais gosta e investir primeiro neles.
Nesse sentido, você terá maior motivação para continuar se exercitando, mesmo naqueles dias em que o desânimo for mais forte. Com o tempo, será possível diversificar as atividades e ter uma rotina ainda mais interessante.
5. Crie uma rotina
Planejar a rotina é a melhor estratégia para sair da vida sedentária e inserir comportamentos saudáveis no cotidiano. É uma maneira inteligente para desenvolver a disciplina e mudar de hábitos de forma personalizada, de acordo com seu ritmo.
Para isso, algumas ideias essenciais são:
- Defina horários para cada tarefa;
- Crie o hábito de acordar cedo;
- Estabeleça uma rotina para a alimentação saudável;
- Separe os dias da semana para se exercitar;
- Programe atividades domésticas;
- Organize sua semana considerando tempo para as atividades físicas;
- Garanta o equilíbrio entre o trabalho, lazer e descanso.
Saúde e bem-estar devem estar em primeiro lugar
Ter disposição para encarar os desafios diários e aproveitar cada momento da vida é um objetivo comum a qualquer pessoa. Para isso, cuidar da saúde e evitar o sedentarismo é indispensável e proporciona benefícios essenciais.
Nessa perspectiva, esse é um autocuidado que vai contribuir para a sua longevidade e afastar riscos que levam a doenças e condições graves. Assim, você coloca o seu bem-estar e saúde como prioridade, proporcionando uma vida tranquila.
Diante disso, realizar exames de rotina é uma atitude que não pode faltar para uma prevenção completa e eficaz. Com os resultados, os médicos podem entender o quadro de saúde e verificar se está tudo dentro da normalidade.
Além disso, será possível indicar a frequência e intensidade ideal para a prática de exercícios e uma avaliação precisa dos riscos. Esse aspecto favorece a ter uma rotina ativa e que vai contribuir para evitar o sedentarismo e todas as suas consequências.
Conte com o Laboratório Padrão para realizar um check-up completo e ainda atualizar sua carteira de vacinação. Em todas as unidades, você vai encontrar uma equipe qualificada e ótima estrutura para fazer seus exames com segurança.
Gostou do post? Agora que você viu como sair do sedentarismo e ter uma vida mais saudável, não perca tempo! Vá até a unidade do Laboratório Padrão mais próxima e veja como podemos ajudar a cuidar da sua saúde!