Imagem - undefined Imagem - undefined

Faça o bem! Veja quais são os principais benefícios de doar sangue

Você sabe quais são os benefícios de doar sangue? Considerada um ato de solidariedade, a doação de sangue proporciona benefícios importantes para todos. Trata-se de um gesto nobre e extremamente necessário para salvar vidas e promover a saúde.

Nesse sentido, as bolsas armazenadas no banco de sangue são responsáveis por preservar milhares de vidas todos os dias. Por isso, todos os anos, o Ministério da Saúde lança campanhas para estimular a sociedade e elevar os níveis de doação.

Neste post, você vai entender melhor quais são os benefícios de doar sangue e como o ato contribui também para a sua saúde. Continue lendo e veja como essa iniciativa ajuda a salvar vidas e os requisitos para se tornar um doador de sangue! Boa leitura!

Qual é o dia mundial de doação de sangue? 

Todos os anos, no dia 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, que tem participação importante na promoção da saúde. É uma data para agradecer aos doadores e conscientizar a sociedade sobre a importância desse gesto.

O acesso ao sangue seguro é indispensável para salvar vidas de pessoas que necessitam de tratamentos ou intervenções emergenciais — como transfusões, procedimentos de alta complexidade, transplantes, cirurgias e outros.

  

Esse ato é tão importante que a Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que o percentual de doadores seja de 1 a 3% da população. Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de doação no Brasil, em 2021, ficou em 1,4%, um nível que ainda exige atenção.

Dessa forma, o Dia Mundial do Doador de Sangue tem o objetivo de aumentar a conscientização e mobilizar a sociedade como um todo, reforçando a necessidade e importância de contribuir para uma causa solidária.

Quais são as vantagens de doar sangue?

Embora muitas pessoas não saibam, o ato de doar sangue proporciona benefícios mútuos. Além de colaborar com a saúde de outras pessoas, também favorece diversos fatores pessoais que levam a uma vida mais saudável.

Por esse motivo, a campanha busca esclarecer o processo e elevar os índices de doadores em todo o país, garantindo o estoque nos hemocentros. 

Veja, a seguir, quais são os principais benefícios de doar sangue! 

Check-up gratuito 

Untitled (23).jpg

Antes da retirada, são realizados uma série de exames para certificar que o doador está apto para o processo. Em outras palavras, é uma investigação para saber se o sangue é seguro e pode ser repassado para outras pessoas sem oferecer riscos.

Com isso, é possível passar por um check-up gratuito e verificar a saúde, fator que contribui para a prevenção de doenças. Além de ter dados precisos, como o resultado do hemograma, que facilita identificar alterações nos estágios iniciais e evitar complicações severas.

Dia de folga

Em meio a uma rotina repleta de compromissos e tarefas, ter um dia de folga é essencial para recarregar as energias. Sendo assim, ao doar sangue, você tem a garantia de se ausentar do trabalho por um dia, sem descontos ou penalidades.

Isso porque o Governo assegura pela CLT o direito de folga a todos os doadores de sangue, com comprovação por meio do atestado de comparecimento. Trata-se de uma medida para beneficiar quem doa e motivar mais pessoas a contribuírem de forma voluntária.

Protege o coração 

Existem estudos que comprovam que a doação de sangue reduz o nível de radicais livres e diminui a viscosidade do sangue, permitindo que os doadores sejam menos propensos a desenvolverem doenças do coração. 

Menos risco de câncer 

Com a doação, há uma renovação das células, o que pode contribuir para a redução dos riscos de desenvolver câncer no pulmão, fígado e garganta. Ou seja, é um enorme benefício para a saúde pessoal.

Ajudar quem precisa 

Untitled (24).jpg

 

Cada doação de sangue tem um significado especial e pode salvar a vida de até quatro pessoas. Nesse sentido, o simples ato de dedicar um tempo para a doação contribui para salvar vidas de pacientes que estão em sérios tratamentos de saúde.

Em outras palavras, é uma questão humanitária e que faz a diferença para quem está lutando pela vida em procedimentos complexos. Afinal, sem a doação, não é possível atender às demandas dessas pessoas, que passam por tratamentos cruciais para a sobrevivência.

Quem pode doar sangue?

Para poder doar sangue, é necessário atender a alguns requisitos, que certificam a segurança de todo o processo. Tratam-se de aspectos para garantir que o sangue é seguro e não vai causar complicações a quem vai recebê-lo.

Desse modo, antes de procurar uma unidade para doar, é preciso analisar os requisitos obrigatórios e situações que impedem o procedimento. De acordo com o Ministério da Saúde, os principais requisitos para ter condições e doar sangue são os seguintes:

  • ter entre 16 a 69 anos de idade;
  • menores de idade deve estar acompanhados dos responsáveis;
  • estar em boas condições de saúde;
  • pesar mais do que 50 kg;
  • intervalo entre doações de sangue de 90 dias para mulheres;
  • intervalo de doação de 60 dias para homens;
  • não estar em jejum;
  • aguardar. pelo menos. 3 horas após almoçar ou jantar;
  • não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • não ter tido parto ou aborto há menos de 3 meses;
  • não estar grávida ou amamentando;
  • não ter realizado tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses;
  • não ter passado por endoscopia ou colonoscopia há menos de 6 meses;
  • não ter piercing em cavidade oral ou região genital;
  • não ter tido febre, infecção bacteriana ou gripe há menos de 15 dias;
  • não ter fator de risco ou histórico de doenças infecciosas ou transmissíveis por transfusão;
  • não ter tido malária;
  • não ter feito uso de drogas ilícitas injetáveis;
  • não ter diabetes, estar em uso de insulina ou fazendo tratamento para epilepsia;
  • não ter visitado área endêmica ou ter contraído malária há menos de 1 ano.

Além disso, pessoas que apresentaram quadros recentes de gripe, febre, resfriado e diarreia ficam impedidas de doar sangue temporariamente. Após a recuperação completa, é possível realizar o check-up e se submeter à doação.Untitled (25).jpg

Outra observação importante é a necessidade de estar devidamente alimentado, evitando o consumo de alimentos calóricos 3 horas antes do procedimento. Também é preciso ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem o exame.

O processo para a doação de sangue é muito simples, rápido e totalmente seguro, além de oferecer benefícios importantes para a qualidade de vida. Por esse motivo, é uma atitude nobre e extremamente necessária para ajudar a quem precisa.

Portanto, cuide da sua saúde e observe os requisitos para ter condições de ser um doador e colaborar com essa causa nobre. Além de usufruir de benefícios para a sua vida pessoal, que também são importantes para o seu bem-estar.

Com este texto, você pôde notar que os benefícios de doar sangue são expressivos e contribuem para salvar vidas. É uma ação de solidariedade que também é vantajosa para quem doa. Contribuir com a doação é imprescindível! 

Gostou do post? Viu como são relevantes os benefícios de doar sangue? Agora que entendeu melhor o assunto, o que acha de disseminar boas informações? Não perca tempo e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!