Imagem - undefined Imagem - undefined

É gripe ou Covid-19? Conheça os principais sintomas de cada doença

As infecções virais que afetam o sistema respiratório podem causar sintomas muito parecidos, como tosse, coriza, febre, dor de cabeça e outros. E, no meio de uma pandemia, ficou ainda mais difícil distinguir entre as doenças. Ao sentir um dos sintomas bate aquele receio se é gripe ou Covid-19, não é mesmo? 

Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), 94% das cidades brasileiras relataram um aumento dos casos de sintomas gripais. Enquanto 83% informaram crescimento dos casos de Covid-19.

Mas afinal, como saber se os sintomas são da gripe ou Covid-19? Continue a leitura deste artigo e veja quais os sintomas de cada doença, quando ir ao médico, os tratamentos e outras informações relevantes para cuidar da sua saúde. Vamos lá?

padrao-gripe-ou-covid-interno.jpg

Como saber se estou com gripe ou Covid-19?

A gripe e a Covid-19 são infecções virais que atingem o sistema respiratório, transmitidas por gotículas e secreções respiratórias. 

Apesar disso, os agentes causadores são diferentes, enquanto a Covid-19 é causada pelo coronavírus, a gripe é provocada pelo vírus influenza.

Nesse sentido, distinguir entre as doenças, muitas vezes, é complicado. 

Os sintomas que se manifestam na pessoa são semelhantes, ou seja, estão presentes tanto nos casos de gripe quanto Covid-19.

Para diferenciação adequada, temos que recorrer a testes laboratoriais que identificam as proteínas (teste de antígeno) ou material genético (teste de RT-PCR) do vírus nas secreções respiratórias. 

Quais os sintomas da gripe?

O vírus influenza, causador da gripe, está presente em todas as partes do mundo e leva a quadros que podem variar de leves a graves. É uma doença muito comum, por isso, merece atenção para evitar complicações.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), os sintomas da gripe são:

  • Febre;
  • Tosse seca;
  • Dor de cabeça;
  • Mal-estar;
  • Coriza;
  • Dor de garganta;
  • Dor muscular.

O vírus da gripe consegue se modificar muito e, por isso, todo ano as vacinas contra gripe são atualizadas para que a proteção seja maior e proteja, especialmente as pessoas mais vulneráveis, como:

  • Crianças pequenas;
  • Idosos;
  • Gestantes;
  • Pessoas com problemas de saúde de quadros graves. 

 

padrao-gripe-ou-covid-interno2.jpg

Quais os sintomas da Covid-19?

Os sintomas da Covid-19 podem ser muito variáveis, há pessoas sem sintomas e pessoas com sintomas de leve a graves.  

As pessoas vacinadas, apesar de poderem ser infectadas, têm chances menores de desenvolverem quadros mais graves e necessitar da internação. 

Dessa forma, os sintomas mais comuns são:

  • Febre;
  • Cansaço;
  • Tosse;
  • Perda de paladar ou olfato;
  • Dor de garganta;
  • Dificuldade respiratória e queda da oxigenação do sangue — em casos graves.

Como vimos, essa doença pode ser grave, o que levou a necessidade de medidas emergências para conter o avanço do vírus. 

Mesmo com a vacinação da Covid-19, é uma situação que ainda exige cuidados e medidas preventivas.

LEIA MAIS:

Quando procurar um médico?

Quando o paciente apresenta sintomas iniciais, a dúvida pode atrasar o diagnóstico e elevar os riscos para a saúde. 

Por isso, ao surgir dois ou mais sinais compatíveis com a gripe ou Covid-19, é imprescindível evitar o contato com outras pessoas e procurar assistência médica. No entanto, isso não significa se deslocar até uma unidade de saúde.

Por conta da pandemia, várias cidades no país disponibilizaram consultas médicas online tanto na rede pública como na privada, além de monitoramento telefônico da evolução do quadro clínico. 

Portanto, se os seus sintomas forem leves, o ideal é realizar uma teleconsulta. Porém, se o caso for moderado ou grave, vá imediatamente ao hospital ou unidade de saúde.   

Contudo, mesmo com sintomas leves, se você pertencer aos grupos de risco (idosos, pessoas com doenças crônicas e gestantes, por exemplo), o correto é procurar atendimento médico para avaliação. 

padrao-gripe-ou-covid-interno3.jpg

Como diagnosticar gripe ou Covid-19?

O diagnóstico é realizado por meio da avaliação clínica, ou seja, dos sintomas apresentados e da realização de testes laboratoriais. 

O primeiro passo, portanto, é procurar um médico ao surgir os primeiros sintomas, para indicação do teste apropriado.

No Laboratório Padrão, você encontra diversos tipos de testes para o diagnóstico da Covid-19, com toda segurança e confiabilidade. 

São testes rápidos, de triagem e sorológicos, que atendem exatamente a prescrição médica. 

Mas, lembre-se que quem vai indicar qual o melhor exame para você realizar é o médico, pois isso dependerá do período e dos sintomas apresentados.

Quantos dias de isolamento para gripe?

Embora muitas pessoas não saibam, os quadros de gripe também exigem o isolamento da pessoa infectada. É uma medida para evitar que outros se contaminem.

Para a maioria das pessoas, é recomendado

 isolamento de, pelo menos, sete dias, desde que não se tenha febre e se perceba uma melhora dos sintomas nas últimas 24 horas. 

Quantos dias de isolamento para Covid-19?

Segundo o Ministério da Saúde, os casos leves e moderados de pessoas sem deficiência de imunidade, que não apresentam febre e sintomas respiratórios nas últimas 24 horas, devem ficar isolados por, pelo menos, sete dias.

Mas, nestes casos, deve-se tomar a precaução de manter uso de máscaras e não ter contato com outras pessoas com mais três dias, visto que neste período ainda pode haver transmissão. 

Além disso, o isolamento pode terminar após o quinto dia, se a pessoa tiver um teste antígeno ou RT-PCR negativo. Apesar disso, é importante manter o uso de máscaras e não ter contato com outras pessoas por mais cinco dias, visto que ainda há riscos de haver transmissão do vírus. 

Para pessoas com sintomas prolongados, deve-se manter, ao menos, 10 dias de isolamento. 

padrao-gripe-ou-covid-interno4.jpg

Como tratar a gripe?

O tratamento para a gripe acontece pela prescrição de medicamentos antivirais, repouso e hidratação. Nos casos mais graves, é importante passar por uma avaliação clínica, para verificar a intensidade dos sintomas e, possivelmente, indicar medicações específicas.

Cabe ressaltar que a vacina contra a gripe é uma prevenção importantíssima para evitar consequências graves da influenza e suas variantes. Trata-se de uma forma para fortalecer o sistema imunológico e elevar a defesa do organismo contra a ação do vírus.

Como tratar Covid-19?

De acordo com a atualização epidemiológica, de janeiro de 2022, sobre Covid-19 da OMS, os casos da doença aumentaram em 5% em todo o mundo, com mais de 346 milhões de casos confirmados.

Em meio a tantos diagnósticos positivos, o primeiro passo para o tratamento é procurar o médico para indicação do teste. Caso dê positivo, é preciso cumprir o devido isolamento social, monitorando pontualmente a intensidade dos sintomas.

Além disso, é indispensável manter a casa arejada, reforçar a hidratação e alimentar-se bem. Se os sintomas se intensificarem, principalmente com a manifestação de dificuldade para respirar, dor no peito, confusão e perda motora, é preciso procurar assistência médica imediatamente. 

Saber se é um quadro de gripe ou Covid-19 é algo importante para adotar os cuidados e evitar complicações, principalmente em meio a pandemia, situação em que os riscos são intensos e exigem toda atenção para preservar a qualidade de vida.

Conte com o Laboratório Padrão para realizar os testes da Covid-19, se vacinar contra a gripe e monitorar sua saúde com toda tranquilidade e segurança em nossas diversas unidades. Chame agora mesmo pelo nosso WhatsApp: (62) 3221-9000.

Fique bem e até a próxima!