Imagem - undefined Imagem - undefined

Novembro Azul: movimento de prevenção ao câncer de próstata

Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul possui o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do autocuidado com a saúde.

No caso do Novembro Azul a saúde do homem é a prioridade, assim como o incentivo à realização de exames preventivos para o câncer de próstata.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, INCA, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), recomenda que homens a partir de 50 anos de idade realizem anualmente os exames preventivos para o câncer de próstata e para aqueles que possuem histórico familiar de câncer, devem procurar o urologista a partir dos 40 anos.

O que é o novembro azul?

O Novembro Azul é uma campanha que começou em 2003, na Austrália, juntamente às comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que é comemorado em 17 de novembro.

As representações do movimento são a cor azul e deixar o bigode crescer durante o mês de novembro, simbolizando a mudança na forma como os homens enxergam os cuidados com a saúde.

O Novembro Azul possui uma repercussão mundial e já faz parte do calendário nacional de prevenção, onde as ações desenvolvidas espalham informações e arrecadam dinheiro para a causa.

No Brasil, o movimento chegou por intermédio do Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a SBU que realiza campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e das atuais possibilidades de tratamento para o câncer.

A prevenção tão pregada pelo movimento, recomenda que os homens realizem exames preventivos, como:

  • O exame de toque retal: a duração do exame é de apenas 10 segundos e com ele é possível analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis.
  • O exame de PSA (antígeno prostático específico): é um exame de sangue, onde é possível rastrear e definir a sequência ideal de tratamento nos pacientes com neoplasia de próstata avançada.

Lembrete: O exame de sangue NÃO substitui o de toque. Em muito casos o câncer não foi detectado pelo exame de sangue. Por isso, é importante fazer ambos, pois eles são complementares.

Quando o câncer de próstata é identificado ainda em estágio inicial, as chances de cura aumentam em 90% e os tratamentos são menos invasivos. Por isso os exames preventivos são tão importantes.

Sobre o câncer de próstata

A próstata é uma glândula que faz parte do aparelho reprodutor masculino e está localizada logo abaixo da bexiga. No seu interior passa a uretra, canal que produz a urina.

A principal função da próstata é a produção de fluidos que protegem e nutrem os espermatozóides, as células reprodutoras masculina.

O câncer de próstata ocorre quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.

Os principais sintomas do câncer de próstata

O câncer de próstata em sua fase inicial não apresenta sintomas, por isso é importante ficar atento ao fato de que a ausência de sintomas não assegura que esteja tudo bem.

Quando o paciente percebe algum sintoma, cerca de 95% dos tumores já se encontram em fase avançada.

Os principais sintomas são:

  •  
    • Vontade urgente e repentina de urinar;
  •  
    • Dores ao urinar;
  •  
    • Redução do jato de urina;
  •  
    • Dores ósseas;
  •  
    • Disfunção erétil;
  •  
    • Dor ao ejacular;
  •  
    • Dores nos testículos;
  •  
    • Insuficiência renal;
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Ainda não existe uma forma de se tornar imune ao câncer de próstata. Por isso, batemos na tecla do quanto é importante realizar periodicamente os exames preventivos.


<br /> new RDStationForms('newsletter-lab-padrao-519a5adb47f4cbff3210-html', 'UA-51058023-1').createForm();<br />

Onde posso realizar exames preventivos para o câncer de próstata?

O Laboratório Padrão, oferece os exames de PSA (exame de antígeno prostático específico) e o PHI (índice de saúde da próstata), que auxiliam na detecção do câncer de próstata.

O PSA também ajuda na verificação do andamento da doença, de lesões no geral e outras enfermidades como: prostatite, câncer de próstata e hiperplasia prostática benigna.

E o PHI é um teste inovador para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, baseado na dosagem de três diferentes formas da molécula do PSA (PSA Total, PSA Livre, e p2PSA).

Para você que mora em Goiás e gostaria de saber como anda a sua saúde, está em busca de um lugar seguro para realizar exames preventivos para o câncer de próstata, se dirija a uma das unidades do Laboratório Padrão.

E caso você visite ou conheça alguém que more no Rio de Janeiro, peça que se dirijam a uma das unidades do Centro de Medicina Nuclear da Guanabara  para conhecer as nossos laboratórios e os serviços que eles oferecem.

Conhece amigos ou parentes que estejam em Minas Gerais ou São Paulo e que desejam fazer exames preventivos?

Indique o Laboratório Hermes Pardini, são 64 unidades prontas para melhor atendê-l0s.